Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro – Sistema Alerta Rio
A gerente do Alerta Rio Juliana Hermsdorff mostra a importância das ferramentas de vigilância meteorológica usadas na cidade do Rio de Janeiro. A palestra ‘Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro – Sistema Alerta Rio’ realizada no dia 5 de julho, foi aberta pelo presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio, no auditório Gastão Henrique Sengès. O Alerta Rio é o sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas da cidade.
Dividida em duas partes, Juliana explicou os principais fenômenos meteorológicos ocorridos nas esta- ções do ano com o aparecimento dos raios, ventos, frente fria, chuvas e as diferentes formas de alertar a população com antecedência. Ela ainda enalteceu o funcionamento das antenas de controle meteorológico composto por sensores que emitem ondas eletromagnéticas, medindo a quantidade de gotículas de água maiores que 2 milímetros no ar.
“Hoje a cidade do Rio de Janeiro consegue prever com antecedência as intempéries da natureza, podendo acionar os órgãos de segurança competentes no Centro de Operações Rio e a população através dos boletins enviados à imprensa”, disse a gerente do Alerta Rio.
O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996, pelo Decreto 15.142/96 com o objetivo de emitir ‘boletins de alerta’ à população sempre que houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias públicas e/ou acidentes geotécnicos em encostas (deslizamentos).
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.