Desafios para o Estado do Rio de Janeiro no cenário atual
O presidente do Instituto Pereira Passos e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, economista Mauro Osório, ministrou a palestra “Desafios para o Estado do Rio de Janeiro no cená- rio atual”, no auditório da SEAERJ. O evento realizado no dia 14 de julho foi mediado pelo presidente da SEAERJ Nilo Ovídio e contou com a presença de associados e convidados. O professor ilustrou os fatos da crise na cidade fluminense com dados e estatística em termos de dinamismo econômico na cidade, além de lançar propostas essenciais para o desenvolvimento socioeconômico.
O Estado do Rio de Janeiro teve forte perda na participação do PIB nacional de 16,67% para 11,78%, uma perda de 4,89% entre os anos de 1970 e 2013, de acordo coma pesquisa do IBGE.
Segundo o economista “com uma trajetória de crescimento inferior à média nacional e uma carência de reflexões sobre a economia local, o Estado do Rio passou a ver uma deterioração do seu território, com desestruturação da economia, perda de autoestima e aumento da violência”.
Com a crise econômica atual, o fim das obras para as Olimpíadas e o colapso das finanças estaduais, Mauro Osório realçou a carência de planejamento no Estado do Rio de Janeiro desde a transferência da capital para Brasília.
“É fundamental definir qual é a agenda necessária para promover o adensamento produtivo em todo o território fluminense, de modo a aumentar a base para arrecadação e permitir menor dependência dos royalties do petróleo. É imprescindível definir um planejamento para o ERJ, integrando a questão econômica com a política de infraestrutura, a diminuição das graves desigualdades sociais ainda existentes e a questão ambiental”, conclui o professor da UFRJ.
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.