O Projeto do VLT Carioca e seu Sistema de Alimentação pelo Solo
A transformação da Região Central e Portuária do Rio de Janeiro por meio de um novo conceito de mobilidade urbana através da solução sustentável foi o assunto apresentado pelo Diretor de Operações da Concessionária do VLT Carioca Augusto Shein e o Consultor do Sistema de Energia José Carlos Alves em palestra mediada pelo presidente da SEAERJ Nilo Ovídio, no dia 2 de agosto.
O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro em regime de Parceria Público-Privada, na modalidade de concessão patrocinada dos serviços, que permitirá a interligação da Região Portuária ao centro financeiro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont de uma forma mais rápida, segura e sustentável.
As obras iniciaram em 2014, passando pela instalação eletromecânica, testes de operação e marcha em branco. As duas primeiras etapas do percurso entraram em operação em 2016, ficando o trecho da Rua Marechal Floriano para o ano que vem.
Segundo o Diretor de Operações Augusto Shein, “o projeto do VLT está passando por etapas de implantação, incluindo testes rigorosos de segurança. A última etapa será concluída no segundo semestre de 2017”, explicou.
Movido à eletricidade, o novo modal preserva a identidade do Rio ao oferecer a opção de Alimentação Pelo Solo (APS), dispensando o uso de fiação aérea (catenárias).
“O sistema APS consiste em um trilho, localizado entre os trilhos de rolamento, que fornece energia para a movimentação dos veículos”, esclareceu o Consultor do Sistema de Energia José Carlos Alves.
Apresentação
Apresentação não disponibilizada pelo autor.
Tag:VLT