
Deputado Índido da Costa Critica Déficit na Previdência Municipal do Rio de Janeiro
O deputado federal Índio da Costa esteve na sexta-feira (29) argumentando sobre a crise na previdência no município do Rio de Janeiro acompanhado do vereador Eliseu Kessler na SEAERJ. Na apresentação mediada pelo presidente da SEAERJ Nilo Ovídio, Índio explicou que a prefeitura precisa de 3,1 bilhões de reais para garantir o pagamento em dia dos servidores e diz que o quadro atual é ‘melancólico’.
“A previdência além de deficitária, tem uma dívida de 4 bilhões reais do tesouro com ela via royalties do petróleo que nunca irá ser paga, porque estes royalties não existem mais”, afirma o deputado federal.
Quando era Secretário Municipal de Administração da prefeitura do Rio entre 2001 e 2004, Índio reforçou que era prioridade garantir consistentemente os direitos dos servidores. Posicionou-se ainda contra o desconto de 11% cobrado a todos os servidores aposentados após a mudança da Lei previdenciária.
Durante o encontro, o vice-presidente da SEAERJ Mozart Rangel perguntou ao deputado federal sobre os reajustes salarias da classe e a proposta para pagar o servidor em dia.
“O rombo que existe na prefeitura não é semelhante ao rombo que há no governo do Estado hoje. Não sei o valor que irá existir daqui a 5 meses”, responde o deputado.
O deputado federal concluiu a sua fala se comprometendo com o servidor público municipal, garantindo melhorias salarias e valorização da classe.