Palestra Estrada de Ferro Campos do Jordão
O diretor-presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Ayrton Camargo, apresentou o projeto de reestruturação da EFCJ que liga a cidade de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, durante visita à SEAERJ. O encontro ocorreu, na terça-feira, dia 27, e discutiu as melhorias nos parques, estações e na recuperação dos trens e bondes. Ayrton foi recebido pelo presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio.
O traçado da ferrovia inicia-se em Pindamonhangaba, no Vale Paraíba, e termina em Campos do Jordão, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal, totalizando 47 km de extensão. O percurso transportou cerca de 500 mil pessoas no ano passado e mais de 400 mil pessoas até agosto de 2016.
De 2011 a 2015, a EFCJ aumentou quase 60% da sua receita operacional. E há previsão de elevar ainda mais as suas receitas, atingindo o recorde de 10 milhões de reais em 2016. Ayrton Camargo contou que o sucesso da reestruturação foi a implantação de um sistema informatizado de venda de passagens.
“Nós implantamos, em 2012, um sistema informatizado de venda de passagens que tem um monitoramento online e, agora, no subúrbio, a gente também pretende implantar esse sistema”, afirmou o diretor-presidente da EFCJ.
A Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 1914, pertence desde 1916 ao Governo do Estado de São Paulo, sendo atualmente administrada pela Secretária dos Transportes Metropolitanos. A partir da década de 1970, a ferrovia especializou-se como um equipamento vocacionado para uso turístico, expandindo suas atividades para a operação de teleférico e parques turísticos, atividades que complementam a ferrovia como destino diferenciado.
Conheça mais sobre a EFCJ através da reportagem do Jornal Nacional, acessando em https://youtu.be/rTD8_jp5xNI.
Apresentação
Clique abaixo para visualizar a apresentação exibida na palestra.
Vídeo
Veja a seguir o vídeo exibido no fim do evento.