Palestra “O Impacto da Reforma da Previdência no Serviço Público Estadual”
Coordenador alerta que aposentadorias serão as mais afetadas pela Reforma Previdenciária
O Coordenador de Aposentadoria do Rio Previdência, João Luis de Oliveira Mendonça, esteve na SEAERJ no último dia 11, com o objetivo de falar sobre Educação Previdenciária e ampliar o conhecimento dos direitos e deveres dos servidores do Estado do Rio de Janeiro. Ele abordou as diferentes formas de aposentadorias como por invalidez permanente, compulsória e especial.
João Luiz Mendonça detalhou também as principais mudanças previdenciárias a partir das emendas constitucionais. No encontro, além do presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio, também compuseram a mesa sua diretora assistencial, Antonina Avellar, e a assistente social Maria da Glória dos Santos.
O Coordenador do Rio Previdência lembrou que a Previdência Social é um benefício que deve garantir a renda do contribuinte e de sua família em casos de doença, acidente, gravidez, reclusão, velhice e morte. Ela tem caráter contributivo, filiação obrigatória e observa critérios que preservam seu equilíbrio financeiro. Entre os beneficiários, João Luis disse que os aposentados serão os mais impactados pela reforma no setor.
O palestrante criticou o provável aumento na contribuição de 11% para um índice de 14% a 20% proposto pela Reforma da Previdência, como também o do tempo de contribuição. Este tema ganhou destaque em boa parte de sua apresentação e gerou grande apreensão entre os presentes.
Especula-se que a Reforma Previdenciária será aprovada após o recesso do Legislativo, em fevereiro do ano que vem. Mas o consultor João Luis disse que há grandes chances de ela ser votada ainda no fim deste ano.
“Lembram quando a emenda 20 foi publicada? Em 16 de dezembro. E a 41? Num 31 de dezembro. Ninguém estava olhando e mudaram”, explicou.
Questionado, no final do evento sobre quando a proposta vai estar pronta para ser votada no Congresso Nacional, ele disse acreditar que a proposta já esteja pronta.
“Já está pronto. As regras só pioraram. Todos aqui foram afetados e nós, que entramos mais tarde, seremos afetados também. Não dá para esperar alguma coisa melhor. Essa é a pior notícia que eu tenho para dar a vocês: a proposta já está pronta”, concluiu.
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.