A importância da reologia na engenharia
Pesquisadora explica a importância da reologia na engenharia
A Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, Michelle Mothé esteve em 28 de março, na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (SEAERJ) para falar sobre a importância da Reologia, sendo recebida pelo presidente da entidade. Nilo Ovídio que intermediou o debate entre a palestrante e os presentes.
A Reologia é definida como a ciência que estuda a deformação e o escoamento de corpos sólidos ou fluídos (gases ou líquidos) sob a influência de uma força ou tensão. É um ramo da Física que estuda a viscosidade, a plasticidade, a elasticidade e o escoamento da matéria em geral. De acordo com a pesquisadora, existem dois tipos básicos de tensão que podem ser exercidas sobre qualquer material. As tensões normais e as de cisalhamento, que agem, respectivamente, perpendicularmente e tangencialmente à face da matéria.
Os estudos reológicos no Brasil são recentes, necessitando ser difundidos e compreendidos entre os estudantes, professores e pesquisadores para auxiliar nos estudos avançados e na inovação tecnológica. Para ela, existe uma contribuição direta da Reologia para inúmeras áreas da Engenharia.
— Na Engenharia Química há uma busca contínua no que diz respeito à relação entre tamanho e forma molecular das substâncias em solução e sua viscosidade. Já na Engenharia Civil são diversos os estudos no setor de pavimentação de estradas para o desenvolvimento de asfaltos mais resistentes e menos suscetíveis à deformação permanente. Na Engenharia de Petróleo, avalia-se aditivos que possam auxiliar no escoamento de petróleos pesados e, na Engenharia de Alimentos, o controle reológico da massa durante a fabricação de pães é muito estudado, lembrou Michelle Mothé.
A pesquisadora disse também que a Confederação Nacional dos Transportes informou por meio do Plano de Transporte e Logística, em 2014, que existe previsão de 618 intervenções necessárias ao modal rodoviário, totalizando quase 294 bilhões de reais diluídos até 2029. Em 2013, foram investidos cerca de 16,4 bilhões de reais.
E que, neste sentido, em 2010, fundou-se a Associação Brasileira de Reologia cujo principal objetivo é reunir a comunidade brasileira de usuários interessados em realizar eventos científicos nos quais sejam apresentados trabalhos de pesquisa, estimulando a cooperação entre pesquisadores e técnicos especializados que atuam em Instituições de Ensino e Pesquisa e na Indústria.
Apresentação
A apresentação ainda não foi disponibilizada pela autora.
Tag:Engenharia, Reologia