Palestra O Papel Estruturante do BRT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
Diretoria do BRT diz que sistema é um dos mais flexíveis da cidade
A diretora de Relações Institucionais do Consórcio BRT, Suzy Balloussier, esteve na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (Seaerj) defendendo a importância do Sistema BRT para a cidade do Rio de Janeiro. Segundo ela, “O BRT está devolvendo a cidade às pessoas como numa tática de guerrilha, isto é, atuando na retomada do espaço urbano que era do automóvel”. O evento ocorreu na última terça-feira (02/05) e foi mediado pelo presidente da Seaerj, Nilo Ovídio.
O Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit) consiste num veículo articulado que trafega em corredor exclusivo, sendo uma alternativa mais rápida de viagem para os passageiros. O modelo existe em 140 países e aqui, na cidade do Rio de Janeiro, o consórcio é administrado por um grupo de empresas privadas de transporte de passageiros.
Suzy disse que “o BRT é um dos sistemas mais flexíveis da cidade” pelos aspectos econômicos e pelo tempo de execução e de implantação. Foi apontado no Município a necessidade de obras de mobilidade urbana pelo fato de existir uma demanda reprimida muito grande.
Até dezembro de 2016, o consórcio BRT transportava cerca de 450 mil pessoas/dia e, de acordo com dados apresentados pela palestrante, houve uma redução em mais de 16% desta demanda nos últimos meses. Ela atribuiu essa queda ao aumento do desemprego na cidade, um dos fatores que impactaram diretamente o setor de transportes urbanos.
O corredor Transoeste foi inaugurado em 2012 e hoje tem cerca de 60 quilômetros de pista exclusiva, com 62 estações em quatro terminais – Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico – onde faz a integração com a linha 4 do Metrô.
Já o Transcarioca iniciou suas atividades às vésperas da Copa do Mundo, em 2014. Ele liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, se integrando com os trens da Supervia nas estações de Madureira e Olaria e, com a linha 2 do Metrô, em Vicente de Carvalho.
O último trecho foi inaugurado em agosto de 2016, a Transolímpica, com 26 quilômetros de pista exclusiva pela qual os passageiros viajam entre a Avenida Salvador Allende, no Recreio, e Deodoro.
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