Workshop Reestruturação do IEEA
Sucesso no Workshop promovido pela SEAERJ visando à Reestruturação do IEEA
Grande sucesso o workshop “Engenharia Pública no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela SEAERJ nos dias 15 e 16 de maio. No primeiro dia, as dinâmicas, no modelo design thinking, propostas pela empresa SAP Software de Gestão Empresarial, levou os participantes a diagnosticarem os principais pontos a serem revistos na atual gestão do IEEA e as principais propostas para mudar essa realidade. A partir da identificação técnica das “necessidades” será elaborado o documento a ser enviado ao governador Pezão e aos deputados estaduais, a fim de retomar a valorização de nossa categoria e garantir à população ações de engenharia pública voltada para o atendimento de suas reais necessidades.
No segundo dia de encontro, foi apresentada a conclusão dos trabalhos em sessão que contou com a participação de representantes das entidades ligadas à nossa área de atuação como Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia, e também de autoridades estaduais, entre elas o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil, Marcelo Queiroz, os deputados Eliomar Coelho (PSOL) e Paulo Ramos (PSOL), além de Abelha representando Comte Bittencourt (PPS) e do presidente da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro.
– A partir do diagnóstico resultante das dinâmicas de grupo, vamos elaborar um documento com as propostas consolidadas pela categoria para ser entregue ao Governador do Estado e aos deputados estaduais, visando à reestruturação e crescimento do IEEA – informou o presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio.
Participantes destacam importância do evento
“Isso é uma excrescência! A responsabilidade do profissional pú- blico não é respeitada. O Engenhão, por exemplo, teve 21 aditivos. É por aí que se começa a prática da propinagem. Esse tipo de legislação está tirando de nós a função original de nossas carreiras. É preciso uma tomada de consciência dos profissionais que devem se mobilizar de forma ordenada. Desta forma, parabenizo a SEAERJ pela organização desse evento para reestruturação do IEEA”. (deputado Eliomar Coelho – PSOL)
“A grande questão é como garantir ao profissional a autonomia para que ele tenha condições de atuar de acordo com sua competência profissional. De repente, um engenheiro público é responsabilizado por determinado problema em uma obra porque ele acabou se institucionalizando, a partir de uma série de pressões sofridas das empreiteiras, contratadas pelo Poder Público. Na Alerj, vamos lutar na tentativa de recuperar as normas já existentes e para dar a esse profissional, garantias para que possa fazer prevalecer seu conhecimento sobre as melhores soluções técnicas nas obras públicas”. (deputado Paulo Ramos – PSOL)
“Temos que restabelecer o conceito de planejamento, que é uma condição precípua do Estado. A partir da era Collor, foi implementada a política delegar ao mercado a responsabilidade pelo planejamento. Deixou-se de considerar o que é melhor para o Estado, para se optar pelo que cabe no orçamento do mandato do prefeito ou do governador. O desdobramento disso foi o ato de desprestigiar qualquer ação de planejamento do engenheiro, do arquiteto, do urbanista públicos”. (Pedro Celestino – Presidente do Clube de Engenharia)
Encerrando o workshop, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil, Marcelo Queiroz, elogiou a iniciativa da Seaerj e colocou o estado à disposição para contribuir para o desenvolvimento da categoria.
“Todos sabem a crise enfrentada pelo estado e, mesmo assim, nos colocamos à disposição para auxiliarmos nesse trabalho, dentro de nossas possibilidades e limitações que a situação atual nos impõe”. (Marcelo Queiroz – chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil)
“Nesse momento de crise, é muito importante participar dessa iniciativa da SEAERJ e dos demais órgãos de engenharia e arquitetura, para encontrar novos caminhos. Temos sido surpreendidos pela iniciativa privada, que vem fazendo o nosso papel, que é o da concepção. Penso que isso é indelegável. Que os frutos desse trabalho possam abrir caminhos para uma nova fase da engenharia e arquitetura públicas”. (Vicente Loureiro – diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro)
“O workshop foi ótimo, reunimos mais de 50 profissionais da engenharia e arquitetura públicas, cerca de 70% desses, integrantes do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. Juntos, conseguimos pensar no futuro e as expectativas foram atendidas: discutimos a revitalização do Instituto com inúmeras e excelentes propostas, envolvendo a execução das funções básicas da engenharia e arquitetura públicas, hoje dispersas nos diversos órgãos do Estado, bem como o respeito e a valorização profissional. Acredito que o Instituto e seus servidores têm muito a contribuir para a retomada do desenvolvimento do nosso estado. (Ana Paula Masiero – Engenheira Civil, só- cia da SEAERJ e integrante da comissão organizadora do workshop)
“O que encontramos aqui foram pessoas muito colaborativas com as ideias. Temos uma grande quantidade de material geral e muito rico. A partir das duas frentes trabalhadas, reestruturação do IEEA e desenvolvimento de talentos e de recursos humanos, vamos elaborar um diagnóstico para devolver à SEAERJ, demonstrando as várias ideias geradas que, com certeza, vão contribuir para que o Instituto dê um grande salto qualitativo “. (Christian Lorentti – Engenheiro de Valor do Setor Público – SAP)