SEAERJ Amiga
Programa SEAERJ Amiga recebe antigo sócio em sua sede
O engenheiro civil José Carlos Leal visitou a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos em 1º de junho. Há dois anos ausente da Seaerj por motivos de saúde, o antigo sócio foi recebido pela diretora Assistencial da entidade, Antonina Avellar e pela assistente social Glória Maidano, no Espaço Seaerj. O encontro fez parte do programa SEAERJ AMIGA.
A visita domiciliar foi alterada excepcionalmente dessa vez, por solicitação do conselheiro Armando Ivo Carvalho de Abreu ao engenheiro José Carlos para que viesse à nossa sede porque um grupo de amigos desejava relembrar os momentos mais marcantes de sua trajetória. Todos os sócios e colegas de longa data o aplaudiram calorosamente, deixando-o muito emocionado ao lado de sua esposa e filha.
Em conversa com a diretora assistencial Antonina Avellar e com a assistente social Glória Maidano, ele disse que não visitava a Seaerj desde que iniciou os intensos tratamentos médicos, mas se mostrou forte e muito entusiasmado.
— Vir hoje aqui à Seaerj está sendo uma excelente terapia — afirmou.
Sócio desde julho de 1969, ele salientou, ainda, a importância da Seaerj como entidade representante da classe, tendo criado raízes profundas em defesa das categorias que representa.
Atualmente com 77 anos de idade, ele tem dois livros para serem editados e criou o blog – O Cheiro de Verão – www.ocheirodeverao.blogspot.com.br. Disse ainda que “você vive as suas lembranças”, confessando que foi por isso que escolheu esse nome para o blog, pois recordou a alegria de morar numa vila na Tijuca, perto da praça Saens Peña, e a saudade de sentir o cheiro das mangas no verão nesta vizinhança.
Carreira no Serviço Público
No serviço público ele foi admitido na Superintendência de Urbanização e Saneamento do Estado da Guanabara (SURSAN) em maio de 1965, sendo lotado no Departamento de Urbanização (DURB); passando a chefe do serviço de Planejamento de Obras do DURB-SURSAN (1966/1968); assessor técnico do diretor do Departamento de Vias Urbanas (DVU) da SURSAN (1968/1971); chefe do 8º Distrito de Obras (VIIIª RA) do DVU-SURSAN (1971/1973); assistente do diretor da Diretoria Industrial da Usina de Asfalto (Av. Francisco Bicalho) do DVU-SURSAN (1975/1976); superintendente de Obras Rodoviárias da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1977/1979); membro do grupo de trabalho encarregado de elaborar o Projeto de Recuperação de Áreas da Baia de Guanabara – PROJETO RIO – nomeado pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro em 06 de julho de 1979; coordenação geral na elaboração do – TRANS-RIO/PROMURB – Programa de Ação para Melhoria de Transporte e Trânsito – Programa de Melhorias Físico-Operacionais nos Corredores Municipais Urbanos – Faixas Exclusivas, Faixas Seletivas, VLT, etc. (1978/1980); assessor-chefe de Planejamento da Secretaria Municipal de Obras – Rio de Janeiro (1979/1982); diretor da Diretoria de Engenharia Urbanística – DEU da Secretaria Municipal de Obras – Rio de Janeiro (1983/1984); coordenador técnico na área de Transporte do Projeto (“RIO ANO 2000”) cedido oficialmente ao Escritório Jaime Lerner Planejamento Urbano (1984/1986); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (1986/1989); membro da Comissão de Licitações da Secretaria Municipal de Obras – Rio de Janeiro (1989/1992); e aposentado como Engenheiro (Classe Especial) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1992.
Principais Obras Fiscalizadas
Em mais de 20 anos dedicados à carreira pública municipal, João Carlos participou da construção de Novas Pistas e Urbanização da Avenida Atlântica (Praia de Copacabana) (1969/1970); implantação de trechos da Av. Maracanã à montante da Rua Uruguai (1971); canalização e duplicação das pistas da Avenida Maracanã no trecho entre Rua Barão de Mesquita e Rua Pareto (1972); implantação de Cais, Via Litorânea (Avenida Prefeito Mendes e Morais) e urbanização da Praia de São Conrado, inclusive da área para Asas Delta, (1977/1978); duplicação da Avenida Sernambetiba, com urbanização, iluminação e sinalização no trecho entre Via 11 e Praça do “O” (1978); duplicação da Estrada dos Bandeirantes no trecho Largo da Taquara/Riocentro numa extensão de 9,6 km – alargamento, drenagem, terraplenagem, construção de pontes, sinalização, paisagismo, iluminação (1977/1978); construção do Mirante do Pasmado – Praia de Botafogo (1979); construção do Sambódromo (1984); alargamento, implantação de pistas seletivas para ônibus, urbanização e obras complementares na Avenida Cesário de Mello (1979); e a implantação de novas defensas e parede separadora entre pistas sentidos Norte e Sul no Túnel Santa Bárbara (1991/1992).