Palestra “Crise e Perspectivas para o Estado do Rio de Janeiro”
Rio de Janeiro, uma máquina desestruturada
A falta de reflexão regional com relação a situação econômica do Estado do Rio de Janeiro foi o principal ponto levantado pelo Presidente do Instituto Pereira Passos, Mauro Osório da Silva, na manhã da última terça-feira, durante palestra no auditório
Engenheiro Gastão Henrique Senges, na SEAERJ.
O Doutor em Planejamento Urbano e Regional alertou sobre a falta de investimento do Estado do Rio de Janeiro em um desenvolvimento mais regional e menos nacional, assim como tem feito o estado do Espírito Santo. A lacuna entre nacional e regional respinga em instituições estaduais como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que, segundo Osório, não possui um foco voltado para o a parte estadual. A falta de debate impossibilita a organização do Estado, que se tornou uma máquina
desestruturada e enfrenta uma crise de aumento de gastos advinda da corrupção e de incentivos fiscais.
Segundo o economista, o Estado do Rio é o que menos cresce desde os anos 70, tem arrecadação tributária baixa e pacto federativo sem futuro.
— Temos que ampliar o debate, não há possibilidade de cortes de gastos. A crise é de receita e o dever de casa é renovar a política no Estado do Rio de Janeiro. Deve haver um adensamento do planejamento produtivo.
Osório também demonstrou preocupação com relação à situação dos policiais estaduais. Em relação a São Paulo, o Rio de Janeiro não atinge o mesmo número de policiais em ação, mas consegue ultrapassar o estado de São Paulo com relação a quantidade de policiais mortos em conflitos.
Fotos do evento
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.