A FAPERJ e o Desenvolvimento Estadual
Na manhã de 9 de agosto, Samuel Barros, assessor do presidente da Fundação Carlos Chagas de Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), dentro do Projeto “Nós nos Conhecendo – 5ª apresentação”, no auditório da SEAERJ.
O representante da FAPERJ enfatizou a falta de investimento em inovação no Brasil, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, que possui projetos de pesquisa. mas deixa a desejar em questão de incentivo a novos projetos. Segundo Barros, os programas de Ciência e Tecnologia são prejudicados pela resistência dos centros de pesquisa que, ao contrário das empresas, não estão dispostos a investir em possibilidades criativas de emprego e divulgação de pesquisas.
O palestrante falou sobre os investimentos da FAPERJ em universidades como a UFRJ, que já esteve presente em diversos rankings de excelência universitária, e mostrou as opções de Bolsas e Auxílios Básicos oferecidas pela fundação, não só aos estudantes universitários, mas às pessoas com boas ideias e projetos de gerenciamento de pesquisas. O Estado do Rio, embora não seja referência industrial no país, ainda assim, concentra boa parte da tecnologia brasileira, o que, com algum investimento, pode transformar o estado em referência em inovação nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia.
O representante da FAPERJ convocou a classe da engenharia para ajudar na transformação da ciência em inovação, unindo um ponto forte do Estado, a Ciência e tecnologia brasileira, ao que precisa ser desenvolvido, a inovação. A FAPERJ também pretende trazer para o país eventos internacionais que fomentem a inovação tecnológica no Brasil.
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.