SEAERJ Retoma Reivindicações
SEAERJ em Assembleia retoma a Luta pelas Reivindicações da Categoria
Na quarta-feira, dia 4 de outubro, foi realizada a primeira assembleia das categorias representadas pela SEAERJ na atual gestão. Com uma presença significativa dos colegas, onde enchemos o nosso auditório, a reunião teve como objetivo “esquentar os motores” e retomar o processo de valorização profissional da categoria, que até agora não obteve seus justos pleitos atendidos.
O tema abordado na reunião foi de que estamos verificando neste momento um ataque sem precedentes ao serviço público de uma maneira geral, pois amparando-se em um discurso “de que estamos em crise”, procura-se jogar para cima dos servidores um ônus que não nos pertence. Neste momento existe uma grande incerteza sobre o 13º salário, o reajuste anual (obrigatório por lei) e o acordo de resultados, pois em relação ao 13º, o prefeito não cumpriu o que vinha sendo feito há vários anos, pagar 50% no meio do ano, e postergou o restante. O reajuste anual pelo IPCA-E é uma conquista que pelo menos repõe as perdas da inflação, para nós seria um precedente muito perigoso o descumprimento desta lei, pois em pouco tempo acumularíamos perdas reais, difíceis de repor.
Uma outra abordagem da assembleia foi em relação ao nosso fundo de previdência, pois o que estamos verificando neste momento é que não existe ainda um plano para sanar de vez os problemas do Funprevi, em seu lugar são realizadas ações que mais parecem “remendos” que estão longe de resolver o problema. A lei 5300 de 2011 foi esta “tentativa”, que se mostrou totalmente ineficaz e até agora nenhuma proposta da atual gestão foi apresentada. Na verdade, estamos vendo o contrário acontecer. Enquanto vai se “empurrando com a barriga”, os cortes de benefícios estão acontecendo e outros mais já estão prometidos, como é a taxação de 11% dos inativos e pensionistas, uma conquista que vinha sendo honrada até agora, que era a ausência deste desconto de quem já pagou durante toda a sua vida profissional.
Uma outra medida discutida e aprovada pelo nosso encontro foi a atuação conjunta com as demais entidades municipais, entendendo que os pleitos são comuns e estaremos mais fortalecidos com esta união. Neste sentido, a SEAERJ foi convidada e estará presente em uma reunião marcada para o dia 5 de outubro, no Sindicato Carioca dos Fiscais – SINCAF, onde discutimos as ações que podemos tomar em conjunto, para que os servidores municipais não sejam penalizados mais uma vez.
Foi informado aos colegas sobre o envio de um ofício ao prefeito Crivella solicitando que receba a SEAERJ em audiência para tratarmos de questões referentes à carta de compromissos assinada por ele quando era candidato em um encontro nas dependências da nossa entidade. Este pedido foi feito no dia 28/9, e como até agora não obtivemos qualquer resposta por parte do governo, foi aprovada uma concentração nas escadarias do CASS, no dia 18/10 (quarta-feira), às 14h, para em seguida nos dirigirmos em comissão ao gabinete do prefeito, onde iremos reiterar este pedido de audiência.