Manifestação no CASS
Servidores públicos municipais fazem manifestação no CASS contra reforma da previdência e por reajuste salarial
“Nenhum direito a menos!”
Esse foi o principal grito de ordem que dominou a manifestação realizada na última terça-feira, dia 5, em frente ao Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio, organizado pela SEAERJ e por outras 13 associações e sindicatos, representando as categorias de servidores públicos municipais.
O movimento protestou contra a Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal e contra a atual administração do prefeito Marcelo Crivella.
“Esse primeiro grande ato demonstra que agora os servidores estão decididos a mostrar para a população que a situação de crise enfrentada pelo Estado e pelo Município não é culpa do servidor. Temos que acabar com essa balela de que o servidor público é um privilegiado. Isso é uma calúnia que temos que combater”, discursou o vice-presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano.
Os servidores municipais protestaram contra a reforma da previdência, principalmente em relação às propostas de taxação dos inativos e aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%. Os manifestantes também reclamaram da falta de definição da data para o pagamento da segunda parcela do 13º salário, assim como, do não cumprimento da Lei que estabelece o reajuste anual do salário dos servidores públicos municipais. Até agora o prefeito não se manifestou sobre a questão.
Os próximos passos das entidades municipais vão ser combater os projetos de lei que, conforme está sendo noticiado deverão ser enviados para a Câmara dos Vereadores, e, segundo os manifestantes são contrários aos interesses dos servidores.
“Nossa intenção é realizar uma grande mobilização dos servidores para que possamos lotar aquela casa de leis e barrar tudo que seja contra o funcionalismo. Aqui no Município, nosso lema também vai ser o de que “todo vereador que votar contra o servidor, vai ter muita dificuldade de conseguir votos nas próximas eleições”, adiantou Balassiano.