Sessão solene da Semana da Engenharia e Arquitetura
Em comemoração ao Dia do Engenheiro, associados, pensionistas, familiares e amigos participaram, na manhã desta segunda-feira, dia 11, da Sessão Solene da Semana da Engenharia, promovida pela Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ). Durante a cerimônia, foram concedidos diplomas aos associados aposentados e às pensionistas. Dando continuidade à programação, de 12 a 14 de dezembro foram promovidas palestras, abordando temas voltados para a busca de soluções para a sociedade.
A solenidade na segunda-feira foi aberta pelo Coral da SEAERJ, que interpretou obras de compositores da MPB e canções natalinas.
Presidida pelo engenheiro Haroldo Mattos de Lemos, presidente da Seaerj, a mesa da cerimônia contou, ainda, com as presenças do vicepresidente da Seaerj, Alberto Balassiano; de Margarida Nascimeto, subsecretária de Gestão de Transporte, representando o vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowel; Augusto Cezar Alves, vice-presidente do CAU/RJ, representando o presidente do CAU/RJ; deputado estadual Eliomar Coelho; Affonso Augusto Canedo, representando o presidente do Centro Cultural da SEAERJ, Luiz Felipe Pupe; arquiteto Marcos Konder Neto e engenheiro Hugo de Mattos Santos.
Saudado por todos os presentes, o engenheiro Hugo de Mattos Santos, responsável pelas obras do Sistema de Abastecimento de Águas do Guandú, falou sobre o orgulho de sua profissão. “Temos muito orgulho por sermos engenheiros. Quando terminamos uma tarefa, ficamos satisfeitos. Mas essa satisfação não é só dos engenheiros. Todas as pessoas que são beneficiadas por determinada obra também demonstram sua satisfação, nos dando a sensação de dever cumprido”, avaliou.
Igualmente homenageado, o arquiteto Marcos Konder, aos 90 anos, lembrou algumas de suas obras e desejou sucesso a todos em seus projetos.
“Gostaria de agradecer à SEAERJ e aos colegas pela homenagem. Durante meu período de trabalho no serviço público realizei inúmeros projetos, estudos, relatórios e tive a felicidade de ver alguns dos meus projetos mais importantes realizados: o Centro Administrativo São Sebastião, o Restaurante Rio’s no Aterro do Flamengo e a reurbanização da Praia do Pinto. Essas realizações nos dão muito orgulho. Desejo que todos possam realizar seus projetos e chegar à minha idade com razoável saúde”, brincou o arquiteto.
O arquiteto Augusto Cezar Alves, vice-presidente do CAU, parabenizou os engenheiros, ressaltando a parceria permanente da engenharia com a arquitetura e o apoio recebido da SEAERJ na época de estruturação do CAU.
“Quero parabenizar os engenheiros pela comemoração do seu dia, porque com a criação do CAU, os arquitetos passaram a comemorar no dia 15. Então, estamos na semana de engenheiros e arquitetos. Isso não significa que estamos separados. Pelo contrário, estamos juntos no nosso cotidiano”, frisou.
O deputado estadual Eliomar Coelho, também engenheiro, destacou a importância da engenharia nas principais mudanças ocorridas no mundo.
“A engenharia e o engenheiro sempre estiveram presentes em todos os momentos marcantes e de forma expressiva nas transformações ocorridas no mundo. Na luta contra as desigualdades sociais, os engenheiros têm um papel fundamental para que possamos dar a nossa resposta ao objetivo de alcançarmos uma cidade mais humanizada”, afirmou.
O presidente da SEAERJ, Haroldo Mattos de Lemos, destacou a importância da engenharia nas revoluções industriais. Ele alertou sobre os riscos que podem advir a partir da 4ª revolução industrial.
“Não podemos ignorar a importância da engenharia nas revoluções industriais ocorridas no mundo. As três primeiras revoluções nos trouxeram grandes vantagens, como maior expectativa de vida, mas serviram para aumentar as desigualdades entre as várias regiões do mundo. A previsão é que de 70 a 80% dos empregos, como nós conhecemos, desaparecerão nos próximos 20 anos. Novos empregos estarão disponíveis, mas não está claro se estes empregos novos serão suficientes para cobrir os que serão perdidos. Por tudo o que está acontecendo, nós vamos presenciar nas próximas duas ou três décadas, mudanças maiores e mais profundas do que as que tivemos nos últimos três séculos”, alertou.
Para o engenheiro Haroldo Mattos de Lemos todas as instituições ligadas à engenharia e arquitetura devem se unir na busca de soluções para enfrentar essas mudanças.
“A SEAERJ deverá estar sempre atenta a essas mudanças e servir de palco das discussões sobre o futuro das profissões de engenheiros e arquitetos. Temos que nos unir ao lado do CAU, Clube de Engenharia, Crea e do Instituto de Arquitetos do Brasil para que possamos nos tornar uma grande família de engenheiros e arquitetos. Que as nossas entidades possam servir como ponto de encontro para debates sobre as novas carreiras que vão surgir”, propôs.
Prosseguindo a cerimônia, a SEAERJ homenageou os associados aposentados e as pensionista, concedendo diploma como forma de reconhecimento àqueles que tanto contribuíram para a história da entidade. Foram homenageados os associados: Isabel Tostes, Jayme Albek, Heitor Ferreira de Souza, Carmen Lúcia Petraglia, José Carlos Neder, Eduardo Mesquita de Souza, Ana Maria Caruso, Vilma Terezinha dos Santos, Ana Lucia Camilo Aguiar, Lilian Motta, Armando Abreu, Sérgio Vieira, Antonio Vilardo, Cesar Drucker, Hugo de Mattos Santos, Arnaldo Cesar de Paiva Chiara, Affonso Canedo, Ester Costa Paiva, Marcos Konder, Artur Cesar Soares, Sinval de Oliveira Filho, José Arakaki e Antonio Carlos Soares Pereira.
Entre as pensionistas, receberam o diploma: Maria Luiza Sarmento Machado, Neuza Motta e Maria Thereza de Oliveira Santos. Também foram homenageados: os engenheiros José Maurício Baptista Nogueira (in memorian), Suzana Calihman, José Carlos Coelho Leal e Walter Zentgraf; e os arquitetos Julio Cesar Pessolani e Letícia Magiano Hazan.
Encerrando a cerimônia, o vice-presidente da Seaerj, Alberto Balassiano, apresentou aos presentes a mais nova edição da Revista “Seaerj Hoje”, destacando a matéria principal sob o título “Serviços Públicos em Questão: a Valorização Necessária”.