Palestra sobre Hidrômetros Individuais
A SEAERJ recebeu, na última terça-feira (20), o engenheiro João Martani, fundador da “AJMartani medição individualizada de água”. Ele ministrou uma palestra sobre hidrômetros individuais em prédios e abordou as facilidades e melhorias para condôminos e para o próprio condomínio. O presidente da entidade, Haroldo Mattos de Lemos, abriu a palestra com uma breve introdução do tema proposto e, já com a palavra, Martani relatou os benefícios do uso dos hidrômetros individuais, dentre eles, o fato de que o condômino passa a pagar apenas o que consome, sem dividir o valor geral do prédio com os outros condôminos. Além disso, para o condomínio, isso gera diminuição das taxas de inadimplência, redução de até 40% do consumo de água e valorização do patrimônio.
O palestrante frisou que devemos ter em mente que a concessionária de serviços públicos responsável pela água da cidade, continuará medindo o consumo por um hidrômetro geral, da entrada do prédio. A medição do hidrômetro individual cabe ao condomínio junto à empresa de instalação. O palestrante explicou como o sistema de hidrômetros é instalado, já que cada cidade tem sua legislação de obras. Mostrou que, dependendo do local, a instalação pode ser feita no banheiro ou com tubulações que entram pelo compartimento de gesso e vão para cada andar. Para medir cada um, as empresas utilizam um sistema de radiofrequência, que são hidrômetros que trabalham com transmissores de rádio, enviados a um aparelho. O aparelho medidor chama-se concentrador e mede cerca de três mil hidrômetros ao mesmo tempo.
João Martani ainda falou sobre instalações de gás individuais e como exemplo utilizou a cidade de São Paulo que já projeta novos prédios com essas instalações. Para finalizar, o engenheiro explicou como o desgaste do hidrômetro ocorre: o ímã presente em seu interior, com o tempo, deixa de girar uma engrenagem e, com isso, o relógio para de contar com precisão. Dessa forma, por volta de cinco anos de uso, o hidrômetro precisa ser trocado. Muitas vezes o consumidor estranha o fato de que, nessa troca, a conta aumenta, no entanto, o palestrante explicou que por conta desse desgaste, o relógio deixa de fora parte da contagem, portanto, o novo lê de maneira correta. Ao fim, o palestrante respondeu perguntas dos presentes e recebeu do presidente da SEAERJ um certificado de participação.