Carros Elétricos: O Futuro
A economista Natália Moraes esteve na SEAERJ para ministrar palestra acerca do tema “Carros elétricos”. Ela foi recebida pelo presidente da entidade Haroldo Mattos de Lemos, que deu início ao evento. O assunto é amplamente debatido hoje em dia e já é pauta de conselhos e congressos climáticos. Para iniciar sua apresentação, Natália exibiu detalhes estruturais de veículos híbridos e de veículos elétricos puros. A grande cadeia logística e de infraestrutura em relação aos combustíveis fosseis é complexa, no entanto os carros elétricos chegaram para ficar.
A inserção dos veículos se dará de acordo com a descarbonização, geração distribuída e eficiência energética. Natália explicou sobre o compromisso dos países com as emissões de gases e o aquecimento global. O setor de transporte corresponde hoje a 23% das emissões globais e precisará realizar cortes para que os países atinjam as metas ambientais. O IPCC lançou novo relatório sobre as metas e novos resultados.
“Aquilo que for feito nos próximos 5 e 10 anos será determinante para o planeta nesse e no próximo século. ”
Cada nação apresentou sua contribuição e o Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões em 37% para 2025 por meio de políticas públicas, investimentos públicos e privados e apoio de entidades internacionais. Além disso, a participação da bioenergia no país deverá auxiliar nesse processo. Dentre as medidas para reduzir as emissões de gás carbônico nas grandes cidades estão: melhoria na infraestrutura de transporte e transporte público.
A palestrante citou algumas formas de políticas públicas para aumento da eficiência veicular como: elaborar metas de emissões, rendimento e consumo de energia; índices mínimos de eficiência e limite máximo de consumo de combustíveis. Alguns resultados gerais foram positivos. Os carros vendidos tiveram redução de emissão. Um novo programa da indústria automotiva foi regulamentado via medida provisória: o rota 2030. Um programa de mobilidade e logística automotiva. Grupos ainda estudam como implementá-lo. Paralelamente há um documento de política nacional de eletromobilidade que deve sair até o fim do ano. Algumas características desse projeto são: viabilidade econômica e planejamento, infraestrutura e regulamentação de energia.
Em 2017 houve um aumento de 245% na geração distribuída no brasil. O setor elétrico passa o consumidor de uma posição passiva para ativa, o chamado prosumidor. Hoje, 40% da frota de veículos elétricos está na China. A previsão é de que os veículos elétricos tenham 35% das vendas globais em 2040. No Brasil apenas dois modelos foram responsáveis por 88% dos licenciamentos de veículos híbridos e elétricos. São eles: Toyota prius e ford fusion. Sobre veículos pesados, as empresas ELETRA, BYD E Volkswagen têm projetos de ônibus e caminhões. No entanto, ainda longe da realidade financeira. Os veículos elétricos estão evoluindo e a cada dia surgem novos estudos sobre o tema. As projeções para os próximos anos são positivas. Natália encerrou sua apresentação respondendo dúvidas da plateia e agradecendo o convite.
Vídeo
Apresentação
Apresentação não disponibilizada pelo palestrante.