SEAERJ cobra Governo na Rádio Bandeirantes
Na manhã desta terça-feira (10), o presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano, e o conselheiro Arthur Cesar de Menezes, participaram do programa da Rádio Bandeirantes “A Voz da Mulher – Debate Quente”, apresentado pela radialista Wylma Guimarães.
Durante o debate, o desmonte das empresas públicas foi o assunto amplamente discutido. Os representantes da SEAERJ ressaltaram que a diretoria vem cobrando as autoridades em relação ao assunto. No último dia 21 de agosto, foi enviado um documento solicitando uma auditoria junto ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ). Até agora sem resposta.
Balassiano aproveitou o espaço para exigir ao governador que receba a SEAERJ e salientou que dentre os associados figuram profissionais com mais de 40 anos de conhecimento e que estão sendo afastados de onde estão lotados. “Com isso, estamos perdendo a memória, o histórico das obras e dos projetos”, apontou.
A moção protocolada junto ao Governo Estadual também cobra uma postura a respeito do desmonte das organizações como a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e a Câmara Metropolitana e Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ).
Já o conselheiro da SEAERJ, Arthur Cesar de Menezes, avaliou a falta da valorização e cuidado com a coisa pública e afirmou que é preciso “ter competência profissional para cada área, pois a engenharia pública tem uma bagagem muito grande e está sempre desprezada”.
Além do assunto sobre a preservação das empresas públicas, os convidados também discutiram fatos da atualidade como a decadência da histórica região da Rua da Carioca com o fechamento do Bar Luiz, ocasionado por aumentos súbitos de aluguel, além de falta de segurança, limpeza e infraestrutura, problemas diariamente enfrentados pelo carioca e que atingem diretamente o comércio local. Também foram discutidas as ações da prefeitura com a censura de livros na Bienal, o setembro amarelo e as atividades que marcam este mês em prevenção ao suicídio.
O debate também contou com a presença da psiquiatra Cristina Paiva, da servidora do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Francisca Talarico, da doutora em educação Maria Esther Rodrigues, e da psicóloga e psicopedagoga, coordenadora do Projeto Ação para Felicidade na Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio, Patrícia Magacho.
O programa “A Voz da Mulher – Debate Quente” na rádio Bandeirantes, no Rio reúne especialistas em várias áreas para discutirem temas da atualidade, é o de maior audiência na sua faixa de horário. Vai ao ar às terças e quintas a partir de meio dia.