Reunião do Conselho Diretor aponta principais ações da SEAERJ
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11/09, na sede da SEAERJ, a reunião mensal do Conselho Diretor para discutir as últimas ações realizadas pela diretoria. No encontro, membros do Conselho abordaram, principalmente, o calendário de eventos da associação e o desmonte do serviço público enfrentado pela categoria.
O presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano, abriu a reunião com um cumprimento especial aos aniversariantes do mês, ressaltando a importância da confraternização e convidando a todos para comemoração no dia 12/09, a partir das 19h, na sede da entidade.
Após os cumprimentos, o Conselho Diretor dedicou espaço especial ao engenheiro Walter Pinto Costa, que faleceu na última quinta-feira, 05/09. Amigos e o filho Walter Junior prestaram suas homenagens. O engenheiro Eduardo Pacheco Jordão fez a leitura de um texto e relembrou os trabalhos realizados em conjunto com o amigo de longa data.
Em seguida, os diretores falaram sobre a reunião com o presidente do CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), Hélio Cabral Moreira, que aconteceu no último dia 21/08, com o intuito de discutir apoio para a 31º edição da Corrida Anual SEAERJ. Também foi tratada a possibilidade de abrigar objetos históricos da CEDAE no espaço da associação.
Outro assunto de destaque foi o calendário de eventos. Entre eles, o Seminário 50 Anos do Plano Lúcio Costa que aconteceu no dia 27/08 e foi um grande sucesso. A ocasião teve cobertura especial do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), e contou com a presença de associados que falaram de suas experiências neste importante momento para urbanização do município. Balassiano alertou sobre a preparação do 2º Seminário, que contará também com exposição e vai acontecer no próximo no dia 24/09, em conjunto com o Centro Cultural da SEAERJ.
Também marcará o calendário deste mês a realização da palestra “5G: uma visão geral da tecnologia” marcada para 26/09, às 17h30, na sede da associação. O assunto será abordado pelo professor Lourival Moreira. Graduado em engenharia eletrônica, atualmente é coordenador executivo do grupo de pesquisa, desenvolvimento, formação profissional e inovação do IoTbr. O palestrante vai falar dos aspectos técnicos e políticos dessa questão.
Desmonte em debate
Após todos os informes foi dada a palavra aos membros do Conselho. E o grande assunto em debate foram os problemas enfrentados diante do desmonte do serviço público. A falta de investimento que inviabiliza a engenharia, a eminente política de privatizações, o aparelhamento do estado e a falta de valorização à memória do patrimônio intelectual e humano no serviço público foram assuntos fortemente debatidos.
Os membros do Conselho expuseram situações dos órgãos em sucateamento, e uma denúncia grave de abandono de memória. Servidores relataram que materiais e projetos dos órgãos estão sendo alocados em caixas ou simplesmente destruídos.
A diretoria da SEAERJ está se colocando na luta em defesa das empresas e do servidor público. Para isso, salientou o ofício protocolado na sede do governo no dia 21 de agosto, solicitando audiência com o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) com urgência.
O documento foi recebido em 03/09, e os conselheiros debateram e opinaram sobre casos anteriores de abordagens políticas.
Já no debate do município, os problemas apresentados incluíram a necessidade da criação da Frente Parlamentar pela Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura no Município do Rio de Janeiro, ao modelo da mesma ação realizada pela categoria na esfera estadual. O objetivo é estreitar o diálogo da SEAERJ com os vereadores. O assunto foi debatido em seguida em reunião pela Comissão do Município.