“SEAERJ e o combate ao Coronavirus”
Carta aberta ao Exmo Sr. Marcello Crivella
Exmo. Sr. Prefeito Marcelo Crivella,
Agora mais do que nunca, neste tempo de Pandemia que aflige a população carioca, a categoria dos Engenheiros e Arquitetos servidores do Município se demonstra como fundamental, seja diretamente, pela atuação preponderante na Vigilância Sanitária, ou, indiretamente, pela atuação na concretização dos serviços públicos, e pela prontidão para o atendimento contingencial a emergências causadas por enchentes e deslizamentos de encostas.
Temos recebido relatos de servidores da categoria, que estão sendo cobrados por suas chefias o desempenho do trabalho no CASS, sem porém estes servidores estarem envolvidos em atividades vitais ou de apoio ao combate do Corona vírus, com agravante que os mesmos podem exercer as atividades em home office. Esta atitude adotada por algumas Secretarias, só aumenta a exposição deles e de quem realmente precisa estar no CASS.
Desta forma, clamamos pela razão científica e por medidas assertivas de gestão pública, pela qual demandamos a suspensão geral do atendimento presencial, contagens de prazos e expedientes administrativos em todos os setores da Administração Municipal Direta e Indireta que admitam paralisação, para que os servidores desempenhem seus trabalhos em regime de home office, a partir de suas casas, minimizando risco sanitário de contágio e propagação do Corona Vírus, cuidando das pessoas.
Destacamos que o Decreto RIO Nº 47.264/2020 já suspendeu o atendimento ao público, no âmbito da SMF, o que deve ser estendido às outras secretarias municipais.
Esperamos sensibilidade com a saúde da população, dos servidores e seus familiares, a adoção imediata das medidas sanitárias disponíveis, lembrando que a exposição desnecessária aumenta as chances de contaminação dos servidores, podendo causar o desmonte de setores inteiros devido à pandemia.
Atenciosamente,
Alberto Balassiano
Presidente da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do RJ)