SEAERJ participa de videoconferência do FOSPERJ na luta em defesa do serviço público
Na tarde desta segunda-feira (13/04), a SEAERJ, representada pelo seu presidente Alberto Balassiano, e líderes das entidades integrantes do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizaram uma videoconferência para discutir a conjuntura política em face à pandemia do Covid-19 e traçar estratégias contra as atitudes oportunistas do Poder Público em relação ao desmonte do serviço público.
Os integrantes do Fórum encaminharam propostas para defender o funcionamento do serviço público em meio à pandemia do novo coronavírus. Entre os apontamentos das entidades foi ressaltado que a crise atual expõe os problemas do sistema capitalista, momento em que o Fórum se torna muito importante para organização e fortalecimento dos servidores públicos. Um movimento muito positivo em relação à luta pelos direitos de todo funcionalismo.
Também foram discutidas as matérias que estão nos Legislativos Estadual e Federal favoráveis aos servidores públicos. Quanto às pautas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Fórum se manterá vigilante para garantir as articulações necessárias junto aos deputados.
Durante a videoconferência, Balassiano falou sobre o Projeto de Lei do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PLP 149/2019), conhecido como Plano Mansueto. “A Câmara aprovou e estão tentando fazer com que o Senado não aprove. Com isso, vai ter contingenciamento, perdas de direitos. Temos que atacar e garantir o dinheiro federal para os estados, pressionando o Governo que quer chantagear as Unidades Federativas com cortes de salários”, ressaltou. O presidente da SEAERJ falou, ainda, sobre a valorização e o papel do servidor. “Quando tudo isso acabar vamos sair mais fortalecidos mostrando a importância do servidor, isso muda a nossa relação com a sociedade”, completou.
Lembrando que a aprovação do Plano Mansueto significa também uma ameaça, pois o serviço público de todo Brasil está prestes a ser atingido por mais um duro golpe. Caso aprovado, Plano Mansueto retira direitos dos servidores, precarizando ainda mais a qualidade dos serviços públicos.
O fechamento da reunião direcionou a luta e deu enfoque nos encaminhamentos para os próximos passos do FOSPERJ. Também houve atenção especial às ações da comunicação que está arrecadando contribuições via financiamento coletivo.
Encaminhamentos do FOSPERJ
– Próxima live está marcada para dia 17/04 às 17h, sobre o debate da polêmica do EAD no cenário da pandemia, (ver convidados).
– Próxima reunião está marcada para dia 24/04 às 14h.
– Campanhas em defesa e pela valorização do servidor público.
– Contribuições para campanha coletiva da comunicação na reta final. Precisamos bater a meta: https://benfeitoria.com/fosperj