SEAERJ inaugura lives com debate sobre atuação do SEINFRA e IEEA durante a pandemia
Na tarde desta terça-feira, (09/06) a SEAERJ deu início à série de Lives que será transmitida pelo Facebook com assuntos de importância da engenharia e arquitetura.
Para inaugurar a série o primeiro debate foi sobre “O futuro da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio e como a pandemia afetou os trabalhos da área”.
O debate foi mediado pelo presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano e pelo Conselheiro Vitalício, Nilo Ovídio Lima Passos e contou com a participação do Subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (SEINFRA), Antônio Mariano, representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro Bruno Kazuhiro e o arquiteto Guilherme Fonseca Cardoso, ex-presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA).
Abrindo o debate, Balassiano agradeceu a participação de todos e questionou os convidados sobre o andamento das atividades da secretaria e do Instituto.
Em resposta, Antonio Mariano, apresentou as atividades que estão em andamento com destaque aos projetos de saneamento básico nas comunidades com início na Rocinha e também falou sobre a importância dos servidor. “Sempre com a valorização do servidor, valorizando os trabalhos dos nossos técnicos, desde o início da gestão em novembro mantemos esse canal de diálogo”, disse.
Em seguida os convidados responderam questões do público sobre a participação da secretaria na construção dos hospitais de campanha. Em resposta o sub-secretário esclareceu que as obras não estão subordinadas a SEINFRA e sim à Secretaria de Saúde e que estão a cargo de relatórios técnicos e vistorias.
Em contribuição ao debate, Guilherme também pontuou a questão do servidor “antes de ocorrer essas atribulações, [pandemia do Covid-19] já estávamos discutindo a abertura de um concurso público para reposição das vagas, e tudo isso faz parte de um plano da SEINFRA com o IEEA, mesmo com o Plano de Recuperação Fiscal” pontuou.
Guilherme também falou sobre a importância que o planejamento seja implementado, “temos muita coisa pra executar. É preciso vontade política e a pandemia não pode cair no esquecimento, nós precisamos nos preparar para entender o impacto que isso tem no ambiente urbano” ponderou.
Outro assunto de extrema importância foi sobre as privatizações apontadas pelo Governo Estadual. Sobre o assunto, Balassiano contextualizou o motivo da preocupação, já que o governador Wilson Witzel encaminhou à Alerj um projeto de lei nº 2419/2020 que tem por objetivo retomar o Programa Estadual de Desestatização (PED) de 1995. Esse programa abre condições para privatização de empresas públicas, sociedades de economia mista (por exemplo CEDAE), empresas públicas e institutos. Nesse sentido, a SEAERJ questionou a posição dos convidados em torno dessa onda privatista.
Sobre o assunto, Antônio Mariano esclareceu que não acredita que o Governo tenha intenção de se desfazer dos órgãos, excluindo a possibilidade da privatização da CEDAE. Já Guilherme, contou que pediu explicações sobre o assunto ao Governo “enviei um email para o governador, pois a medida do Executivo revoga dispositivos deixando vulnerável órgãos como o IEEA.
Ao final da live, o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) Bruno Kazuhiro, também participou, pediu desculpas pela ausência em decorrência de um compromisso com o governador e se colocou a disposição da associação. “Nosso diálogo está aberto e qualquer detalhe que precisarem estamos a disposição”, garantiu.
Questionado pelo presidente da SEAERJ sobre a flexibilização do isolamento social de forma segura com testagem, uso de máscaras e proteção aos servidores, o Secretário anunciou que estão planejando uma retomada de acordo com as determinações do Governo. E assegurando que o retorno ao trabalho será feito de forma gradual com apenas 2 funcionários por setor e escala para trabalho presencial e home office. “No mês de julho haverá uma retomada completa das atividades e com as devidas medidas de proteção como janelas abertas, álcool e gel, higienização constante, uso obrigatório da máscara e distanciamento das mesas”, explicou Bruno.
Esta foi a primeira live se uma série de outros debates previstos no calendário da SEAERJ. Para assistir basta acompanhar nas mídias da SEAERJ.
📌 Perdeu a Live da SEAERJ hoje (09/06)? Não se preocupe! Você pode ver de novo pelo link: https://www.facebook.com/Seaerj/videos/264071641574473/