Reunião de pensionistas da SEAERJ contou com participação do músico Sérgio Dumont
No dia 03/08, aconteceu mais uma tradicional reunião de pensionistas da SEAERJ de forma on-line.
A diretora assistencial Antonina Avellar deu início à conferência e, devido a ausência da assistente social Glória Maidano que encontra-se internada, deu os informes gerais sobre previdência e reiterou que o recadastramento continua em suspensão. Devido à pandemia do novo coronavirus, o Fundo Único de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) e o Previ-Rio estão suspensos temporariamente para exigência de Comprovação Anual de Vida (recadastramento) para ativos, aposentados e pensionistas. A medida tem por objetivo evitar o deslocamento às agências bancárias para evitar a proliferação do novo coronavírus e promover prevenção e segurança.
Em seguida, o presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano, que sempre faz questão de participar do encontro, saudou as pensionistas. “Parabéns pela iniciativa de vocês, essa reunião tem sido um sucesso e demonstra que apesar dessa situação de pandemia a SEAERJ mantém suas ações em pleno vapor”, declarou. Balassiano também explicou que as atividades, como reuniões do conselho e da diretoria estão sendo mantidas mas que ainda não há perspectivas de retorno presencial, “embora os planos de flexibilização propostos pelos Governos Estadual e Municipal, ainda estamos aguardando o momento mais seguro” ponderou. Para finalizar, o presidente também falou das comemorações e da live pelos 85 anos da entidade que ocorreu na semana passada.
O encontro contou com a participação especial do músico, compositor e professor de música Sérgio Dumont que alegrou a tarde das participantes com um repertório pra lá de especial. A canção Tristeza, um dos grandes sucessos de Beth Carvalho, abriu a apresentação seguida de outros grandes sucessos da música popular brasileira como As pastorinhas de Braguinha, Que maravilha de Wilson Simonal, Marina de Dorival Caymmi, Tarde em Itapuã de Vinícius de Moraes e Toquinho e Trem das onze de Adoniran Barbosa.
O músico dedicou a canção Estão voltando as flores a este momento que estamos vivento. Apesar de ser uma marcha-rancho, não foi feita para o carnaval, a composição surgiu num momento de euforia do compositor Paulo Soledade em dezembro de 1960, pós uma cirurgia de alto risco. Vinte e dois anos depois, em depoimento concedido ao Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Paulo contou: “Foi uma composição que fiz em quinze minutos, sem violão, sem nada, e que representa para todos que a ouvem um hino de recuperação. Daí os versos e a melodia vibrantes, otimistas que na realidade eram dirigidos à sua mulher: “vê, estão voltando as flores / vê, nessa manhã tão linda / vê, como é bonita a vida / vê, há esperança ainda.” Uma mensagem bonita para que
Uma mensagem fantástica para terminar assim como os versos “Tristeza por favor vá embora” grande sucesso e Antonina dedicou a Gloria.
Deixar a vida bem leve e que a gente saiba levar a vida com o grande sucesso do Zeca Pagodinho “Deixa a vida me levar”.
E carinho e solidariedade desejando melhoras a assistente social Glória.
Repertório:
Tristeza por favor va embora…
As pastorinhas – Braguinha
Estão voltando as flores – Apesar de ser uma marcha-rancho, “Estão voltando as flores” não foi feita para carnaval. Surgiu num momento de euforia de Paulo Soledade em dezembro de 1960, quando, após ter estado convalescente de uma cirurgia de alto risco, sentiu-se completamente recuperado.
Vinte e dois anos depois, em depoimento concedido ao Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Paulo afirmou: “Foi uma composição que fiz em quinze minutos, sem violão, sem nada, e que representa para todos que a ouvem um hino de recuperação. Daí os versos e a melodia vibrantes, otimistas que na realidade eram dirigidos à sua mulher: “vê, estão voltando as flores / vê, nessa manhã tão linda / vê, como é bonita a vida / vê, há esperança ainda.”
Que maravilha – Wilson Simonal
Marina – Dorival Caymmi
Tarde em Itapuã – Vinícius de Moraes e Toquinho
Trem das onze – Adoniran Barbosa
Uma mensagem fantástica para terminar assim como os versos “Tristeza por favor vá embora” grande sucesso e Antonina dedicou a Gloria.
Deixar a vida bem leve e que a gente saiba levar a vida com o grande suceso do Zeca Pagodinho “Deixa a vida me levar”.