
Nota de falecimento: ex-presidente da SEAERJ, o engenheiro Affonso Canedo vai deixar saudades
É com muito pesar que a SEAERJ informa sobre a morte do grande amigo e companheiro de jornada, o engenheiro Affonso Canedo. Sócio, membro vitalício do Conselho Consultivo e ex-presidente da SEAERJ, Canedo morreu aos 87 anos, na manhã deste sábado (10/07), de causas naturais em casa, no município de Muriaé-MG.
Affonso Canedo foi presidente da SEAERJ entre os anos de 1983 e 1985, período em que ficaram marcadas as Assembleias Gerais que lotavam o auditório da SEAERJ. Sob o comando de Canedo, a classe se unia em busca de conquistas. Como na vigília do dia 7 de julho de 1984, em que toda categoria aguardava uma resposta do prefeito Marcelo Allencar sobre o resultado de mais de seis meses de negociação em torno do Plano de Carreira. Canedo atuou junto ao prefeito e secretários de obras, planejamento e administração, até ser instituído o Plano de Carreira no estado e no município no final daquele ano.
Como engenheiro, colecionou em sua carreira, contribuições brilhantes em diversas obras públicas na cidade do Rio de Janeiro como Parque do Flamengo, túneis Santa Bárbara e Rebouças, viadutos dos Marinheiros, Farani, Méier, Cosme Velho, estrada Grajaú-Jacarepaguá e Linha Amarela.
Entre as importantes contribuições ao desenvolvimento desses projetos, destacamos a Linha Amarela, com 23,7 km de extensão, teve o início da construção em 1994 e representa, há 26 anos, uma obra de grande alcance social, devido à melhoria do deslocamento norte-sul da cidade. Canedo fiscalizou a obra pela Secretaria de Obras da Prefeitura do Rio e ganhador do Prêmio Engenheiro do Ano da SEAERJ, em 1996.