
Nova diretoria da SEAERJ toma posse em cerimônia on-line
Aconteceu nesta segunda-feira (19/07), a solenidade de posse da nova diretoria da Seaerj (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro). São mais de oito décadas em defesa da Arquitetura e da Engenharia do Estado do Rio de Janeiro. Do início, em 1935, até hoje, a SEAERJ é uma das referências nas ações em defesa dos servidores da área e segue na busca por inovação e representação. Neste dia tão especial, como é feito tradicionalmente em todas as posses, a entidade também comemorou o aniversário de 86 anos.
Dando início à solenidade, um agradecimento especial foi feito aos sócios que mantêm a casa e em seguida à apresentação do Hino Nacional, o presidente Alberto Balassiano transmitiu o cargo à presidente eleita Maria Isabel Tostes.
“Gostaria de parabenizar a nossa SEAERJ pelos seus 86 anos de história. Uma entidade voltada para a defesa de engenheiros, arquitetos, geógrafos e geólogos do serviço público. Tenho orgulho de ter participado da gestão dos últimos 2 anos, que foi cheia de desafios. O maior deles com certeza foi fazer acontecer de forma virtual para manter a seaerj ativa. Gostaria de lamentar a morte de mais de 550 mil brasileiros, dentre eles mais de 100 associados. Nossa luta é e com certeza continuará a ser a defesa do serviço público. Diante da tentativa de desmonte, além dos profissionais a população também é atingida. Muito obrigada a todos e parabéns à nova gestão eleita,” falou Alberto.
Em seguida Isabel fez uso da palavra em discurso emocionado que contemplou o momento atual, lamentando as mortes decorrentes da pandemia e a grave situação do Brasil, “pelo descaso a que foi relegada a Ciência deixando o negacionismo se alastrar; aqui também se provou que, se não fora a determinação dos servidores públicos da saúde, estaríamos pior ainda! O SUS salva vidas!” Ressaltou.
A presidente empossada também pediu: “que a memória não nos sabote e fiquemos com as lembranças queridas de nossos amigos que perderam a luta contra a Covid e que suas famílias consigam ultrapassar a dor”.
Durante o discurso, Isabel também fez questão de homenagear o grande amigo e companheiro de jornada, o engenheiro Affonso Canedo. Sócio, membro vitalício do Conselho Consultivo e ex-presidente da SEAERJ entre os anos de 1983 e 1985, Canedo morreu aos 87 anos, dias antes da posse (10/07).
Para a nova gestão, Isabel sinalizou a importância da luta pela valorização do serviço público no município e no estado. Ressaltando que em decorrência também da pandemia houve uma piora no resultado das contas públicas e o estado do Rio, que já vinha desde 2007 iniciando a sua crise – além de ainda assistirmos à prisão de governadores corruptos.
Também citou a renovação do RRF, a Reforma Administrativa e a LC 181/2021 que não pode proibir o concurso público.
Outro ponto da fala da nova diretoria foi a revisão do Plano Diretor com a garantia constitucional de escuta e participação do processo com a presença da SEAERJ junto aos conselhos como o COMPUR, CONSEMAC e quaisquer outros que sejam criados em prol do estado ou município.
Isabel também agradeceu às entidades parceiras CAU, CREA, Clube de Engenharia, IAB, SARJ, SENGE, FAM-Rio e que continuem na luta conjunta.
Em seguida, a arquiteta Marguerita Abdala, que continua na nova gestão no cargo de vice-presidente, dedicou sua fala aos Conselheiros eleitos, aos funcionários da casa e principalmente à presidente eleita Isabel Tostes.
“Um prazer estar aqui novamente como vice. Agradeço aos colegas e principalmente a todos da mesa que estão nos prestigiando aqui nesse momento tão importante. A todos os conselheiros eleitos, aos funcionários da SEAERJ e principalmente à minha presidente. É uma honra servir uma pessoa que tem uma experiência e visão tão profundas das questões públicas.”
Marguerita também explanou sobre a importância do serviço público: “o servidor faz parte do processo de crescimento das cidades. No caso da saúde mostrou sua importância para garantir a qualidade de vida dos pacientes dentro das unidades de saúde. Ter profissionais valorizados, e não se esquecer que saúde é um direito de todos, mas um dever do estado,” completou.
Os novos membros do Conselho Diretor também foram empossados e representando o conselho foi chamado para falar o conselheiro mais votado Márcio Paes Leme.
“Queria dizer que a luta continua. Estamos há muitos anos com nossas bandeiras e continuaremos. Vamos atravessar os próximos dois anos com muita coragem e união. Temos que deixar de lado as diferenças e trabalhar juntos. Parabéns à todos.” Ressaltou.
Autoridades políticas e representantes de classe também participaram da mesa virtual de. solenidade: a subsecretária municipal de habitação (SUBH), Marcela Marques Abla; a secretária municipal de infraestrutura (SMI), Katia Marisa Soares da Silva de Souza; o secretário de estado de infraestrutura e obras do Rio de Janeiro (SEINFRA), Max Rodrigues Lemos; o deputado estadual e sócio da Seaerj, Luiz Paulo; a deputada estadual, Mônica Francisco; as vereadoras Mônica Benício e Tainá de Paula; o vereador Reimont; o copresidente do IAB, Cláudio Freire Crispim; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ (CAU-RJ), Pablo Cesar Benetti; a conselheira federal do CAU-RJ, Maíra Rocha; o presidente do CREA-RJ, Luiz Antonio Cosenza; o presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), Marcos Roberto Muffareg; o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), Olímpio Alves dos Santos; o diretor geral da Caixa dos Profissionais do Crea-Mútua e ex-presidente da SEAERJ, Luiz Felipe Pupe de Miranda; o presidente do Sindicato dos Arquitetos (SARJ), Luana Caroline Santoro Pereira Cavalcanti Barreto; o presidente do Centro Cultural da SEAERJ, Ibá dos Santos Silva; o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-Rio), Miguel Alvarenga Fernández Y Fernández; o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino da Silva Pereira Filho e a diretora de Urbanismo e Patrimônio da FAM-RIO, Sônia Rabello.