SEAERJ participa de solenidade para troca de nome da ETIG em homenagem ao biólogo sanitarista Evandro Britto
Nesta terça-feira (28) aconteceu a solenidade na Sede da Estação na Ilha do Governador, para troca do nome da antiga ETIG, agora nomeada de “Estação de Tratamento de Esgoto Evandro Rodrigues Britto”, em homenagem ao biólogo sanitarista Evandro Britto. A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ foi representada por Francisco Filardi, conselheiro da entidade.
A cerimônia foi marcada pela presença de amigos e familiares. Francisco, conselheiro da Seaerj também era muito próximo de Evandro, trabalharam juntos no programa de despoluição da Baía de Guanabara por 4 anos. Os dois se conheceram quando essa estação foi inaugurada, em 1969.
Também participaram Marcio Mello, representantes da Associação dos Empregados de Nível Universitário da Cedae – ASEAC, Eliana Brito, esposa de Evandro, e demais representantes de entidades como da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-Rio. A troca foi uma iniciativa da CEDAE. Evandro era biólogo formado pela Universidade do Brasil, esteve à frente da ABES-Rio em 1985 e assumiu a vice-presidência da ABES nacional em 2000. Durante sua carreira, ele também presidiu diversas instituições como a FEEMA, a CECA e o CFBio. Foi diretor regional CEDAE e também dirigente da instituição nos segmentos de esgotos e de atividades especiais.
Em sua vida acadêmica lecionou na Escola de Engenharia da UFRJ, na Escola Politécnica da PUC e no Instituto de Biologia da UFRRJ. Evandro Britto escreveu 6 obras literárias e 49 trabalhos técnicos, e sempre participou de forma dedicada e atuante contribuindo com seu vasto conhecimento sobre os sistemas de esgotamento sanitário de nosso estado.