SEAERJ participa de Audiência Pública na ALERJ sobre o PACTO/RJ
Na última quinta-feira (10/03) a vice-presidente da Seaerj, Marguerita Abdalla, participou da Audiência Pública da Subcomissão Interna de apoio às Comissões de Tributação e de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ.
A Audiência foi presidida pelos deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Eliomar Coelho. Também participaram, Max Lemos, secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro – SEINFRA; Angelo Monteiro da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro – CEHAB-RJ; André Braga da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – EMOP-RJ; e Marcos Muyfarreg do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro – IEEA-RJ.
O objetivo da Audiência foi acompanhar e fiscalizar os investimentos das obras do PACTO/RJ do governo do estado. A abertura do diálogo é uma importante vitória da Seaerj que atua ativamente pela valorização dos serviços públicos e dos servidores que atuam no estado do RJ. As discussões em prol da categoria devem contar sempre com a participação das entidades e dos órgãos representativos.
A vice-presidente da Seaerj destacou a importância do diálogo com os deputados. “É uma reivindicação que estamos lutando há bastante tempo. É fruto de atividades permanentes em prol dos profissionais servidores públicos do estado. Nós mantemos interfaces permanentes com os deputados da ALERJ, principalmente os sensíveis às demandas dos servidores”, destacou Marguerita.
Abrindo os trabalhos, o secretário da SEINFRA discorreu sobre a reestruturação da Secretaria e as várias linhas de obras que estão sendo realizadas. Informou também sobre o contrato com a PUC-Rio para elaboração de projetos e gerenciamento de obras, considerando que o IEEA tem um quadro de profissionais qualificados, mas não tem volume suficiente para atender as demandas necessárias.
Para entender a diferença dos órgãos, as demandas da EMOP são focadas em projetos e reformas próprios do estado como delegacias, unidades de saúde, etc. Já a CEHAB é responsável pelas reformas de unidades habitacionais, do programa Casa da Gente, e também atua na elaboração de projetos de casas populares.
O secretário falou sobre o projeto Régua, que conta com a participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e visa atender as comunidades, com o uso de profissionais da própria comunidade, como engenheiros/arquitetos e assistentes sociais. Outro programa mencionado foi o Governo Presente, que reúne projetos captados das necessidades das prefeituras, citando como exemplo – a construção de viadutos, praças, conclusão de obras paralisadas, dentre outras.
O deputado Luiz Paulo teceu algumas considerações e informou que essa Audiência é a primeira de muitas, que contarão com a presença de outros órgãos da área. Também chamou atenção para o tamanho do programa que está previsto para ser realizado dentro de 3 anos.
Sobre a contratação da PUC devido a carência de profissionais, o deputado Luiz Paulo reafirmou que para garantir a continuidade das obras, é necessário repor os quadros por meio de concursos públicos. Bandeira permanente de luta da Seaerj!
Com a aposentadoria de muitos profissionais com larga experiência, é necessária a troca de conhecimento entre as gerações, pois grande parte da qualificação profissional se dá por meio do tempo, da prática e da experiência. Luiz Paulo também enfatizou que as parcerias e contratações que não são feitas por concurso e caracterizam a terceirização, podem trazer prejuízos ao estado a longo prazo.
O secretário Max Lemos e o deputado Eliomar Coelho expressaram acordo com as falas do deputado Luiz Paulo sobre a importância da abertura dos concursos públicos e a experiência dos servidores do estado.
Em consonância com a fala dos deputados, Marguerita Abdalla frisou a necessidade de valorização dos servidores públicos. “Como profissional do IEEA buscamos sua valorização e reconhecimento como um centro de excelência profissional em que engenheiros das diversas áreas, arquitetos, geólogos e geógrafos são peças fundamentais para atuarem no desenvolvimento do estado e municípios”, afirmou
A Seaerj como entidade representativa dos engenheiros e arquitetos do Rio de Janeiro, sempre levantou a bandeira e lutou pela valorização dos servidores públicos. A experiência que se acumula ao longo dos anos não deve ser perdida no tempo, as futuras gerações podem e devem aprender com aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento do estado.