Mobilidade Urbana e gestão inteligente da energia são temas do segundo dia da Semana de Engenharia e Arquitetura
O segundo dia da Semana de Engenharia e Arquitetura se iniciou com o debate sobre mobilidade e seus impactos sobre a qualidade de vida nas cidades, moderado pelo vice-presidente da Seaerj, Francisco Filardi. O tema foi explanado por Licínio M. Rogerio, do Fórum de Mobilidade Urbana e pelo arquiteto Vicente Loureiro. A apresentação teve início com uma reflexão sobre a necessidade do uso do transporte. Licínio abriu o debate mostrando a discrepância entre privilegiados e os menos favorecidos quanto ao uso do transporte.
O arquiteto Vicente Loureiro deu início a sua explanação abordando o crescimento urbano desordenado no Rio de Janeiro. Ele falou sobre as principais razões para que o transporte seja tão afetado, uma vez que o Rio é a capital com o maior tempo de deslocamento trabalho x residência. Para Vicente, a região metropolitana vem perdendo densidade. Apesar do crescimento da população, a ocupação foi desordenada e expansionista. Por isso, ele atribui que a densidade tenha sofrido uma redução.
O debate foi mediado por Francisco Filardi, que prestou um depoimento sobre a construção e o planejamento de parte da cidade, segundo sua ótica e experiência. A conversa prosseguiu, e os palestrantes puderam estabelecer um diálogo com os presentes e com o público que acompanhava o evento pelo Youtube.
Seguindo a temática, ainda pela manhã, o ex-presidente e conselheiro vitalício da Seaerj, Alberto Balassiano, moderou o debate sobre gestão inteligente e sustentável da energia. A palestra ficou por conta de José Paulo Nóbrega, do IBEC, e Paulo Cesar dos Santos, engenheiro da RIOLUZ. O evento contou com a presença do presidente do IBEC, Paulo Dias.
Para abrir as apresentações, José Paulo mostrou um levantamento que fez sobre o uso da energia no país, e estabeleceu uma reflexão sobre a sustentabilidade e a gestão na energia, diante de 42 apagões que ocorreram no Brasil no último ano. Ele falou sobre as bandeiras tarifárias e os conceitos de período seco e úmido, além de trazer dados estatísticos sobre o consumo da energia. O palestrante exibiu exemplos reais de como certas melhorias podem acarretar em uma economia, e por conseguinte, uma gestão inteligente.
Paulo Cesar ministrou sua apresentação representando o presidente da RIOLUZ, Eduardo Feital. Ele abordou o tema da energia sustentável apresentando o trabalho que o órgão vem realizando atualmente na cidade do Rio, e apresentou o case de sucesso “Luz maravilha”, que mudou as luzes da cidade para lâmpadas de Led. A diferença pode ser notada por registros da Nasa, onde inicialmente a região do Rio era vista na coloração alaranjada e, atualmente, na cor branca. Paulo mostrou como funciona a questão institucional da RIOLUZ, e fez um panorama cronológico das melhorias e avanços realizados na cidade. Medidas que puderam otimizar o valor do uso da energia.
Na parte da tarde, o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Victer, participou da mesa de debates sobre os Sistemas de Baterias associados à transição energética. Francisco apresentou um rico conteúdo sobre formas de armazenamento de energia. Ele citou exemplos como baterias de zinco e lítio, e as formas de condução de cada uma. Victer explicou conceitos complexos de forma mais simples, para fácil compreensão. Segundo ele, esse é um assunto recorrente em discussão atualmente no mundo, atrelado à necessidade de reduzir os consumos.
Encerrando o segundo dia, a conselheira da Seaerj, Marguerita Abdalla moderou a última mesa de debates que tratou do panorama sobre a implantação da Política Nacional de Gestão dos Resíduos no Estado do Rio de Janeiro. Participaram da discussão, o engenheiro Bruno Sasson e João Carlos de Brito, ambos do Instituto Rio Metrópoles. Bruno iniciou a explanação mostrando os trabalhos e processos realizados pelo Instituto na região metropolitana. Ele exemplificou as formas de coleta de resíduos e os impactos. Ele abordou a produção de lixo, e as proposições do plano do Instituto.
O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no Canal da Seaerj no Youtube: https://www.youtube.com/@seaerjoficial4648