Debate sobre o meio ambiente é o foco das discussões do 3ª dia da Semana de Engenharia e Arquitetura
O terceiro dia do evento foi palco de discussões sobre o meio ambiente e seus desafios. A temática desta edição da Semana de Engenharia e Arquitetura, trouxe à tona debates importantes sobre as mudanças climáticas. O diretor técnico da Seaerj, o engenheiro Celso Junius, mediou a primeira mesa do dia sobre agricultura urbana e segurança alimentar.
A palestra ficou por conta da engenheira agrônoma Fabiana Froes, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do RJ – AEARJ e do também engenheiro agrônomo, Márcio Mendonça da Associação de Agricultura Familiar e Agroecologia – ASPTA. Fabiana abordou as formas de lidar com a agricultura urbana, já que a população da cidade não era tão familiarizada com os manejos. A dupla mostrou como a produção pode ser otimizada, e os efeitos que aconteceram durante a pandemia da Covid-19.
Na sequência, seguindo a temática do dia, aconteceu o debate sobre o Programa Mutirão Reflorestamento, apresentando o caso de sucesso em restauração florestal urbana, com a engenheira florestal Camila Souza da SMAC e de Richieri Sartori da PUC-RJ. A mediação foi realizada pela conselheira do CREA-RJ, a engenheira florestal Marcia Garrido. Logo após as apresentações, o grupo se dirigiu aos fundos da Seaerj, na direção do Parque do Flamengo, onde realizou o plantio de uma muda de jequitibá rosa. A ação foi comandada pelos grupos ambientais presentes, com respaldo da Fundação Parques e Jardins.
Na parte da tarde, Marco Andrade da SMAC e Horácio Ragucci do MTT, apresentaram o caso de sucesso sobre participação voluntária voltada à gestão ambiental (Trilha Transcarioca). A mesa foi mediada pelo diretor técnico da Seaerj, Celso Junius. A dupla trouxe registros e explicou como funciona a trilha de longo curso. Ragucci mostrou a estrutura com mais de 180 km de trilhas pela cidade do Rio. A trilha transcarioca iniciou com o objetivo de conectar de ponta a ponta o município. Marcelo abordou o ‘Mosaico Carioca’, que consiste em uma gestão integrada entre poder público e sociedade civil.
Finalizando os trabalhos do terceiro dia do evento, a última mesa debateu arborização urbana frente às mudanças climáticas com a presença dos engenheiros florestais Flávio Telles e Luiz Octavio Pedreira, ambos da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU. O debate também contou com a participação de Claudio Santana representando a Fundação Parques e Jardins, a FPJ e a PMRJ. Os dois apresentaram obras científicas qualificadas sobre o assunto, e explicaram como o plantio funciona dentro dos planos estabelecidos.
O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no Canal da Seaerj no Youtube: https://www.youtube.com/@seaerjoficial4648