
SEAERJ reforça compromisso com o futuro da engenharia e promove seminário em comemoração ao Dia do Engenheiro
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a SEAERJ promoveu, em sua sede na Glória, Rio de Janeiro, o Seminário em Comemoração ao Dia do Engenheiro, um encontro que reuniu profissionais, estudantes e especialistas para refletir sobre os desafios, avanços e o papel da engenharia no Brasil.
A abertura, realizada no dia 4, destacou os 90 anos da SEAERJ, com um discurso da presidente da entidade, Marguerita Abdalla. Logo depois, o debate “Despoluição da Baía de Guanabara: 31 anos depois” trouxe à tona reflexões fundamentais sobre meio ambiente, saneamento e responsabilidade social, debatendo com profundidade os caminhos para a recuperação e preservação desse importante ecossistema.
Compuseram a mesa os engenheiros, Mickaela Midon, assessora da presidência do CREA-RJ; Francisco Filardi, Conselheiro da SEAERJ, aposentado do estado (ex-DER); Altamirando Moraes, vice-presidente da SEAERJ, aposentado do município (SMAC); o arquiteto Manuel Sanches, Conselheiro da SEAERJ, aposentado do município; o jornalista e gestor ambiental, Emanuel Alencar; a representante do Ondas Brasil- Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, Ana Lucia Brito; e o diretor do movimento Baía Viva, Sergio Ricardo.
No dia 5, o seminário seguiu com sessões técnicas dedicadas, entre outros temas, à “Técnica de Tratamento de Esgoto”, trazendo à pauta os desafios sanitários e ambientais que atravessam municípios e comunidades. O debate foi proferido pelos engenheiros Odair Paes de Jesus e João Marcelo Barbosa, com mediação de Benito Piropo.
A última palestra do dia discutiu a importância das lajes de continuidade nos tabuleiros de pontes pré-moldadas, sob comando do engenheiro Nelson Araujo Lima. O encerramento contou com um momento de confraternização, reforçando os laços entre a comunidade técnica e celebrando o espírito coletivo que sustenta a SEAERJ.
O seminário reafirmou o compromisso da SEAERJ com a engenharia pública, a formação técnica e o desenvolvimento sustentável. O evento demonstrou como a engenharia, é fundamental para enfrentar os desafios do Brasil, especialmente nas áreas de saneamento, meio ambiente e infraestrutura urbana.
A troca de experiências e o compromisso coletivo mostraram que a valorização da profissão anda lado a lado com a responsabilidade com o bem-estar e o futuro das comunidades. A SEAERJ agradece a cada profissional, estudante e convidado que compareceu, contribuiu com ideias, questionamentos e inspirações, fortalecendo, juntos, a missão de promover uma engenharia de excelência, ética e impacto social.
O seminário pode ser visto no canal da Seaerj do Youtube no link: https://www.youtube.com/@seaerjoficial4648



