SEI_Confea – 1097081 – Contrato
OBJETIVOS GERAIS
SEAERJ HOJE, revista institucional da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ pretende manter tradição com uma edição marcando seus 89 anos de existência a ser comemorado em julho de 2024 e com lançamento no Dia do Engenheiro em 15/12/2024.
A SEAERJ foi fundada em 1935. É constituída de Engenheiros de todas as especialidades, Arquitetos, Geólogos e Geógrafos, exercendo comprovadamente funções inerentes a essas classes profissionais ativos ou inativos, dos quadros de servidores de Órgãos da Administração Pública Direta ou Indireta e Fundações do Estado do Rio de Janeiro e de seus Municípios, qualquer que seja a natureza do vínculo empregatício e a respectiva denominação funcional. Dentro dessas instituições públicas, e ao longo de décadas, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e seus municípios, bem como de outros fora dessa jurisdição.
Um dos nossos objetivos como profissionais da máquina pública é proteger e assegurar projetos e obras de qualidade para uso e proteção da sociedade e manter viva nossa memória técnica. Atualizar os profissionais em novas tecnologias e em processos construtivos, de forma a aperfeiçoar as Boas Práticas de Engenharia. Posto isso, essa publicação visa resgatar a trajetória dos profissionais associados junto ao poder público e apresentar nessa edição os projetos e obras já realizadas e as que estão sendo elaboradas hoje por esses profissionais, nas mais diversas áreas de atuação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Dar visibilidade aos profissionais servidores públicos, apresentando os projetos e obras desenvolvidas e em elaboração para atender as necessidades da sociedade, promover a valorização e fortalecimento das áreas técnicas na máquina pública das engenharias, geociências e arquitetura.
Infelizmente, muitos gestores desconhecem as diversas atividades desenvolvidas pelos órgãos que gerenciam. Devido a sua complexidade e dimensão, nem sempre é possível perceber o quão diversificado é a questão da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia e geografia dentro da máquina pública e o quanto ela interage dentro de diversas áreas do governo como saúde, educação, meio ambiente, transporte, infraestrutura, urbanismo, conservação, habitação e agronomia dentre outros.
JUSTIFICATIVA
Num momento em que se faz necessário o fortalecimento das categorias e torná-los parte dos processos decisórios de estruturação de políticas públicas, acreditamos que mostrar os projetos ora desenvolvidos pelos servidores, soma esforços para que o governo, sociedade e demais profissionais percebam a importância da Engenharia e Arquitetura públicas para o desenvolvimento das cidades, do país e proteção do meio ambiente, hoje tão prejudicado pelas mudanças climáticas em curso.
PARA QUEM
A proposta visa dentre outras a divulgação junto a sociedade e entidades das atividades desenvolvidas pelos servidores públicos. Das entidades: CREA/ RJ – Conselho de Engenharia e Agronomia, Clube de Engenharia, SENGE – Sindicato dos Engenheiros Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Órgãos do Estado do Rio de Janeiro, Órgãos do município do Rio de Janeiro, Demais prefeituras do Estado do Rio de Janeiro