Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Durante muitos séculos a população humana cresceu muito lentamente. Em 1802, a Terra tinha 1 bilhão de habitantes. Menos de cem anos depois, em 1900, a população humana atingiu 1,5 bilhão. Apenas cem anos após, em 2000, a populacão atingiu 6,1 bilhões de habitantes e em 2012 passamos dos 7 bilhões (aumentou sete vezes nos últimos 210 anos).
Desde o surgimento da espécie humana, o homem utilizava a energia solar, capturada pelas plantas através da fotossíntese. A energia limitava o homem e seu poder de utilizar os recursos naturais disponíveis. Em 1712 foi desenvolvida na Inglaterra a primeira máquina a vapor, gerado pela queima de carvão mineral. Cinco décadas depois, James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor, e a energia dos combustíveis fósseis passou a ser usada para mover as máquinas. A partir daí, a humanidade aumentou muito sua capacidade de usufruir dos recursos naturais, usando a energia dos combustíveis fósseis, que tornou possível a Revolução Industrial.
A Cúpula do Milênio das Nações Unidas, 2000
As Nações Unidas realizaram em 2000, em Nova York, a Cúpula do Milênio, que adotou a Declaração do Milênio das Nações Unidas e os Objetivos do Milênio, para serem alcançados até 2015. No total, são oito objetivos e dezoito metas:
- Erradicar a fome e a extrema pobreza (3 metas);
- Atingir a universalização da educação primária (1 meta);
- Promover a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres (1 meta);
- Reduzir a mortalidade infantil (1 meta);
- Melhorar a saúde materna (1 meta);
- Combater a AIDS/HIV, malária e outras doenças (3 metas);
- Assegurar a sustentabilidade ambiental (4 metas);
- Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento (4 metas).
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida no evento.