Reunião: Alternativas ao abastecimento – Águas Subterrâneas
Data: 11/05/2017
Local: Clube de Engenharia
Participantes: Representando a SEAERJ a conselheira Arqª Marguerita Abdalla
Os conselheiros da SEAERJ Engº Ibá dos Santos, Engº André Granato e o sócio da SEAERJ Engº Alberto Daniel.
O evento abordou as alternativas ao abastecimento de água. A utilização de poços artesianos e comuns para a produção agrícola e como alternativa para as pequenas localidades aonde a água encanada não chega ou quando chega, tem um custo muito elevado.
Conforme coloca o conselheiro Ibá dos Santos, o estado do Rio de Janeiro depende em sua maior parte do abastecimento de água por um único rio, o Paraíba do Sul.
Por tal razão não podemos esperar acontecer crises hídricas ou desastres para propor alternativas para o abastecimento à sedentação e à irrigação agrícola para a produção de alimentos.
O Rio de janeiro sediou dois eventos mundiais da ONU, a ECO92, na qual se propôs uma agenda para o século 21 e a Rio +20, onde, vinte anos, depois vieram às cobranças por soluções e o estabelecimento de metas a serem cumpridas em relação à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável. Ora, sendo assim, devemos propor alternativas ao abastecimento de água e à irrigação de forma a nos prevenirmos contra a eclosão de crises sociais, como as que já existem em outros países. E isso é tão importante que não há falta de recursos que possa justificar a ausência de projetos por parte da Engenharia e do urbanismo públicos e da sociedade em geral.