Conselho Diretor da SEAERJ homenageia Walter Pinto Costa
O engenheiro sanitarista Walter Pinto Costa, ex-presidente do Centro Cultural da SEAERJ e um dos fundadores da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), foi homenageado por familiares e colegas de profissão durante a reunião do Conselho Diretor da SEAERJ, na manhã desta quarta-feira (11/09), no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o engenheiro Eduardo Pacheco Jordão, em um discurso emocionado, prestou condolências ao amigo de longa data, relembrando os trabalhos realizados em conjunto. O filho do engenheiro, Walter Pinto Costa Júnior, também esteve presente e ressaltou o carinho que o pai tinha pela entidade.
A SEAERJ presta suas sinceras condolências à família e agradece pela grandiosa contribuição do engenheiro à trajetória da entidade e pelos trabalhos realizados no setor.
Leia na íntegra o texto lido por Eduardo Pacheco Jordão:
“Dr. Walter, como as pessoas o chamavam na antiga e ativa SURSAN, nasceu em Penedo, estado de Alagoas, há 90 anos atrás.
Formado em engenharia veio a empregar-se na SURSAN, a eficiente Superintendência de Urbanização e Saneamento do antigo estado do Guanabara, responsável nos anos 60 e 70 pelas maiores obras de engenharia no Estado do Rio de Janeiro: a modernização da Estação de Tratamento de Águas do Guandu, que depois de Chicago seria a maior estação de tratamento do mundo; o Emissário Submarino de Ipanema, também no Rio, um dos dois mais importantes emissários de esgotos das Américas, uma tubulação submarina que chega a 25 metros de profundidade, com capacidade de escoar 25 m³/ s de esgotos, com notável tecnologia e segurança; o excepcional aterro e Parque do Aterro do Flamengo.
Como engenheiro do Depto. de Saneamento da SURSAN, e depois superintendente do próprio – Dr. Walter participou ativamente quer como engenheiro, quer como administrador, do que ficou como “as obras do século”, em que a cidade do Rio de Janeiro se beneficiou de ter uma administração moderna, eficiente, produtiva, com uma equipe de experimentados administradores e jovens engenheiros, todos orgulhosos do fabuloso trabalho que exerciam, criando no que era então o Estado da Guanabara um novo modelo de administração e eficiência técnica. Com recursos e assistência técnica da agência norte-americana USAID, o Rio de Janeiro era, na época, exemplo de aplicação de tecnologia moderna e administração eficiente, com enormes benefícios para a população carioca, e exemplo para outros estados do país, que procuravam se modernizar no campo da urbanização e do saneamento.
Dr. Walter foi um dos fundadores da ABES – a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, hoje com cerca de 5 mil associados. A ABES é hoje a seção brasileira da AIDIS – a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária, conhecida, respeitada, e força para o saneamento em todos os países das Américas. Foi presidente da nossa SEAERJ.
Feliz, disse recentemente sobre o saneamento em nosso país. “Em todos esses anos a situação no país melhorou consideravelmente e muito deve-se à ABES, que sempre lutou pelo saneamento e pela qualificação dos profissionais, que num importante momento do setor, passou a promover congressos em todo o Brasil e valorizou o conhecimento técnico. E isso é muito importante para o nosso setor: informação e divulgação dessas informações para os profissionais e a sociedade”.
Esses congressos a que o Dr. Walter se referia, realizavam-se a cada dois anos, e conseguem agregar cerca de 4 mil congressistas. Encontros fantásticos!
Nós fizemos juntos, uma vez, um curso de Leitura Dinâmica. Não sei se realmente conseguimos ler muito mais depressa, sem perder o conteúdo da história, ou a sutileza ou um pequeno detalhe que o autor colocava no seu texto. Mas o fato é que o Dr. Walter se prendeu à leitura. E me dizia seu filho outro dia, que uma das indicações de que estava realmente cedendo ao tempo e talvez já cansado em seus 90 anos, era de que seus últimos meses não se prendia aos livros com o mesmo afinco e a mesma força.
“Sic transit gloria mundi” – “Assim se modifica a glória do mundo”!
Dr. Walter já deve ter sido empossado “Superintendente dos Serviços de Urbanização e Saneamento do Paraíso Celeste”. Urbanização, saneamento, rios e canais, limpeza celestial – o céu estará mais bem organizado agora, os Anjos Celestiais já devem ter sido distribuídos em postos de comando e de trabalho. Em departamentos, divisões, serviços, seções – os mais ativos já devem ter sido nomeados responsáveis por administrar essas partes do governo celestial. E quando chegar nossa hora de partir para o “mundo celestial – o céu -” daqui a muitos e muitos anos, vamos poder admirar a organização do Paraíso, a presteza dos serviços, a limpeza, a beleza das praças celestiais e ao vê-lo, contente com o seus sorriso usual, vamos poder de novo abraçá-lo e dizer – e aí meu amigo Walter, vejo que já se entrosou bem aqui no céu – mas sabe – você deixou uma saudade imensa lá na terra.”