2º Encontro em Comemoração aos 50 anos do Plano Lúcio Costa reúne arquitetos e engenheiros em palestras na SEAERJ
Na tarde desta terça-feira (24/09), aconteceu no auditório da SEAERJ o 2º Encontro em Comemoração aos 50 anos do Plano Lúcio Costa. O encontro contou com palestras de arquitetos urbanistas e engenheiros que analisaram a aplicação e a importância do plano para a região.
Compondo a mesa principal, o presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano, abriu o evento destacando a importância da parceria entre a associação e o Centro Cultural, e relembrou o público sobre os próximos eventos que acontecerão na entidade. Também fizeram o uso da palavra a presidente do Centro Cultural SEAERJ Carmen Lucia Petraglia; a representante do CAU RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro), Isabel Tostes e o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino.
A primeira palestra do encontro foi ministrada pela Arquiteta e Urbanista Vera Lúcia Rezende, que falou a respeito da missão de Lúcio Costa na Barra da Tijuca, apontando as principais formas de organização do espaço.
Em seguida, foi a vez do Arquiteto e Urbanista Gerônimo Leitão, que explanou sobre o tema “O Eldorado Urbano”. Ele explicou, entre outros pontos, as relações entre o Estado e o capital imobiliário no processo de estruturação do espaço urbano. “Permanências, Pendências e Potências” foi o tema da terceira palestra do evento, ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Carlos Eduardo Nunes.
Ao final do encontro, o engenheiro e conselheiro da SEAERJ, Francisco Deolindo Filardi, moderou um debate entre os palestrantes e o público, que puderam expor suas opiniões sobre o tema.
Assista ao Vídeo da Palestra
Fotos do Evento
Apresentação