Membros da SEAERJ participam de programa na Rádio Band
Na manhã desta terça-feira (15/10), o presidente da SEAERJ, Alberto Balassiano, o membro do conselho diretor, Arthur Cesar de Menezes Soares, e a presidente do Centro Cultural, Carmen Lucia Petraglia, participaram do programa da Rádio Bandeirantes “A Voz da Mulher – Debate Quente”, apresentado pela radialista Wylma Guimarães. A reforma da administração pública e a falta de investimento em cultura no Rio de Janeiro foram temas discutidos na ocasião.
Balassiano abordou a reforma administrativa que atinge os servidores públicos federais, estaduais e municipais. “Essa reforma vem para tirar direitos e a estabilidade do servidor, além das demissões e redução de salários. Essa situação é, sem dúvida, uma batalha e estamos nos preparando para enfrentá-la”, afirmou. Ele também informou que está sendo programado, em conjunto com o Clube de Engenharia, uma sessão conjunta com a presença do deputado e presidente da Comissão de Tributação da Alerj, Luiz Paulo, para discutir a reforma e recuperação financeira do estado. A ideia é convidar também outras entidades para colaborar no debate do assunto.
Os participantes ressaltaram ainda a importância da valorização do funcionário público perante a conjuntura política atual.
Arthur Cesar comentou sobre a reportagem publicada no jornal O Globo, apontando que a Secretaria Estadual de Cultural e Economia Criativa (Secec), não investiu nada da verba disponibilizada para modernizar espaços culturais e melhorar a infraestrutura de museus e teatros. “Não podemos admitir o sucateamento da parte cultural da nossa cidade. Ela precisava ser preservada e incentivada”, pontuou.
Carmem acrescentou falando sobre a situação da Rua da Carioca e o fechamento da Cobal, e ressaltou que é necessário unir forças para que os locais – que estão abandonados e marginalizados – tenham investimento e possam continuar funcionando. Arthur Cesar completou afirmando que um dos principais motivos que levaram os locais à esta situação é a alta carga tributária, que dificulta os comércios e serviços a se sustentarem no município.
Por fim, o presidente da SEAERJ convidou a todos para participarem da “Festa Discoteca – Anos 60, 70 e 80” no próximo dia 25/10 na sede da entidade, e para a 31ª Corrida e Caminhada dos Engenheiros e Arquitetos, cuja edição 2019 será nomeada “50 anos Plano Lúcio Costa” e vai encerrar a Semana da Engenharia e Arquitetura. O evento irá acontecer dia 15/12, no Parque do Flamengo.
Fique atento à nossas redes sociais. Em breve divulgaremos mais informações!