SEAERJ realiza conferência online com diretoria
Nesta quarta-feira (03/06), a diretoria da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro), realizou conferência on line mantendo o calendário de reuniões quinzenais e assim dar andamento nas ações associativas e lutas políticas em defesa dos servidores.
Entre os assuntos principais foi destacado a atuação da entidade na defesa dos direitos e proteção dos associados em meio a crise sanitária e econômica em decorrência da pandemia do Covid-19. A Seaerj está mobilizada em diversas lutas como aprovação da Lei 1603/20, em tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro do para suspensão dos consignados até dezembro de 2020. O PL foi enviado pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella em decorrência do Estado de Calamidade Pública por conta da pandemia. A pauta aguarda decisão da Presidência da Casa para ser colocado em votação em sessão no Plenário Virtual. A SEAERJ está mobilizada junto a outras entidades do serviço público para aprovação do projeto.
Outro ponto abordado foi a realização de Lives online pelo aplicativo ZOOM. Os primeiros convidados serão o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) Bruno Kazuhiro e o arquiteto Guilherme Fonseca Cardoso, ex-presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA). O tema abordado será o futuro da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio e como a pandemia afetou os trabalhos da área. Além disso, outras palestras serão realizadas com aviso prévio.
A SEAERJ reitera sua posição contrária a privatização de órgãos como a CEDAE com possibilidade de se dividir em 5 instituições entre produção e distribuição. A aceleração da privatização já é discutida e a previsão é de que 4 mil pessoas sejam demitidas, caso ocorra. Com a instabilidade política no governo do estado, o risco de privatização às cegas é grande.
A diretoria também discutiu o papel da responsabilidade social da entidade aderindo à Rede de solidariedade para ajuda aos atingidos pela pandemia, a comissão é formada pela presidente do Centro Cultural e conselheira da SEAERJ, Carmem Lúcia Petráglia, pelo diretor financeiro adjunto Ibá dos Santos Silva e pela diretora administrativa adjunta Vilma Teresinha dos Santos. O principal objetivo será apoiar projetos sociais e colaborar com doações às pessoas mais vulneráveis e comunidades. As informações da campanha de solidariedade será divulgada nas mídias da associação.
Por meio das reuniões online a entidade mantém as ações. Na próxima quarta-feira (10/06) às 10h, haverá a primeira conferência online para realização da reunião do Conselho Diretor da SEAERJ.