
Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura do Rio de Janeiro, ganham o equivalente a profissionais de nível médio
A Seaerj, como entidade representativa dos engenheiros e arquitetos do estado e dos municípios do Rio de Janeiro, vem a público expor a situação dos servidores da Prefeitura do RJ que recebem salários totalmente incompatíveis com os demais de nível superior.
Para ingressar no serviço público, é necessário estudar 5 anos para concluir a graduação e se dedicar arduamente por anos para prestar e passar em um concurso. O que antes era algo prestigiado, uma carreira no funcionalismo, hoje não condiz com o esforço e dedicação destes profissionais.
Nesta semana é provável que a Câmara dos vereadores discuta um reajuste mínimo de 3% perante a inflação acumulada próxima de 20% no período. Os salários, que já são baixos, continuarão defasados.
Os engenheiros e arquitetos do município ganham hoje R$ 6.570,73, em comparação com outras carreiras de nível superior que tem média de R$ 14.113,83. Ou seja, a diferença é mais do que o dobro do salário inicial de um engenheiro ou arquiteto.
A prefeitura e os vereadores devem honrar com salários dignos aqueles que ajudaram a construir a cidade do Rio de Janeiro. Qualquer valor menor do que 20% não é aumento, é recomposição de perdas. Pedimos que olhem atentamente para estes servidores, que ao menos equiparem os salários dos engenheiros e arquitetos aos demais profissionais do nível superior.
A Seaerj continua na luta pelos profissionais do município e se dispõe a dialogar com os vereadores, o prefeito e a sociedade em busca de uma solução urgente.
1 Comentário
O que vocês estão fazendo para aumentar o piso salarial do Engenheiro na Prefeitura do Rio de janeiro???