Seaerj comemora em almoço 87 anos de uma trajetória repleta de lutas e conquistas
A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro comemorou em almoço nesta terça-feira, 87 anos de história. Dentre toda sua trajetória, a entidade representativa de engenheiros, arquitetos, geógrafos e geólogos acumulou grandes projetos, lado a lado com os servidores que ajudaram a construir o Rio de Janeiro.
Obras importantes foram feitas pelas mãos de associados, que sempre estiveram presentes nas atividades e atos da Seaerj. Hoje, em comemoração a data, a Seaerj promoveu um encontro de confraternização com solenidade e almoço entre seus associados. Após um longo período de isolamento social foi um marco para anunciar que a sede está de volta de portas abertas.
A cerimônia contou com apresentação do Coral, regido pelo Maestro Marcos Cardozo. Também contou com a participação dos parlamentares, deputado estadual, engenheiro e sócio da Seaerj, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, o deputado estadual Waldeck Carneiro que esteve presente de forma on-line e da vereadora e arquiteta Tainá de Paula.
Líderes de entidades representativas também marcaram presença, dentre eles o presidente do CREA, engenheiro Luiz Antônio Cosenza; o presidente do CAU, arquiteto Pablo Benetti; o presidente do IEEA, engenheiro Marcos Roberto Muffareg; o copresidente do IAB RJ, arquiteto Igor Vetyemy; presidente do Club de Engenharia, engenheiro Marcio Barroso, o diretor geral da MUTUA, engenheiro Luiz Felipe Pupe de Miranda; representante do SENGE, engenheiro Olímpio dos Santos; e a presidente da AMAGLORIA, Wania Baeta.
A presidente da Seaerj, Isabel Tostes agradeceu a direção, aos conselheiros e a toda equipe que está presente no dia a dia e ajudou a construir parte desta história.
“Hoje é dia de alegria, então quero falar apenas de coisas boas”, declarou Isabel ao anunciar sobre as lutas na Alerj e na Câmara dos Vereadores ao lado dos parlamentares que apoiaram projetos importantes para o funcionalismo.
A presidente também destacou uma audiência com o prefeito Eduardo Paes. O encontro aconteceu há uma semana e trouxe boas expectativas aos servidores do município, Paes encaminhou o pleito para a secretaria de Fazenda, para que fosse recalculado o impacto , e a abertura de concursos públicos. Durante o encontro, Isabel informou que também solicitou uma homenagem ao engenheiro Affonso Canedo, sócio, membro vitalício do Conselho Consultivo e ex-presidente da SEAERJ entre os anos de 1983 e 1985, Canedo morreu em julho do ano passado.
Durante a solenidade com cerimonial emocionante comandado pela vice-presidente Marguerita Abdalla, tomaram posse os conselheiros fiscais eleitos, dentre eles: Eliane Werneck Canabrava, Luiz Galdino Neto, Plácido Corrêa, e como suplente Alcebíades Fonseca.
O arquiteto Mário Vaz Ferrer Filho foi agraciado com a medalha “arq. Affonso Eduardo Reidy”, pela sua contribuição e legado em prol de todo estado. Houve também discursos carinhosos e cheios de emoção com homenagens de colegas sobre a importância do arquiteto agraciado.
Em continuidade a Seaerj serviu um almoço especial em confraternização pela data com a presença dos convidados.