Seaerj marca presença em Audiência Pública de Assuntos Urbanos
Na tarde desta sexta-feira (04/11) a presidente da SEAERJ, Isabel Tostes, participou da Audiência Pública da Comissão Permanente de Assuntos Urbanos para discutir Política Habitacional no Plano Diretor, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O evento, de iniciativa da Comissão de Assuntos Urbanos, aconteceu no Salão Nobre Vereador Antônio Carlos Carvalho com transmissão ao vivo pelo Zoom e pelo YouTube e contou com participação da Presidente da Comissão, a vereadora Tainá de Paula (PT) entre outras lideranças de movimentos sociais de moradia, entidades de classe, entre outros.
Isabel, destacou em sua fala que no primeiro plano diretor não havia secretaria da habitação relembrando de quando era funcionária do município e não havia uma pasta dedicada ao tema, “trabalhávamos com favelas por debaixo dos panos, não existia favela nos mapas, mas é preciso existir uma política habitacional como existe política educacional e de saúde”.
A presidente da Seaerj também cobrou recursos para viabilizar as soluções de habitação. “Discutir um plano gestor sem dinheiro não adianta. O primeiro tema é de onde vem os recursos, é importante lutar por isso” ponderou.
Entre os depoimentos mais marcantes da Audiência, destacamos o da Dona Túria Matos, Representante da Associação de Moradores da Oi/ Ex Telerj. “Eu estou quase morrendo. Eu não quero morrer sem ter a minha casa. Se eu morrer sem ter a minha casa, eu não sei o que vai ser dos meus netos”, declarou.
Em abril de 2014, cerca de 250 pessoas foram violentamente removidas do terreno da antiga Oi, ex-Telerj, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, depois que ocuparam o local, na época abandonado. O apelo de Dona Túria reflete a total invisibilização de milhões de brasileiras e brasileiros que não tem onde morar ou que moram em situações completamente precárias.
Falar sobre acesso à moradia digna para todas e todos é urgente e precisamos incluir isso no Plano Diretor dessa cidade. E a SEAERJ se mantém vigilante neste tema tão importante para o município do Rio de Janeiro.