Seaerj recebe palestra sobre casos de sucesso de saneamento no Rio
A Seaerj recebeu o arquiteto Luiz Firmino e o engenheiro Adacto Ottoni para o primeiro evento sobre saneamento básico, da série que pretende expor a situação atual no Rio de Janeiro, e promover reflexões a respeito. O evento foi iniciado pelo presidente em exercício da casa, Francisco Deolindo Filardi, e comandado pelo jornalista Emanuel Alencar, que fez a moderação da apresentação e debates. O tema do primeiro encontro foi “Casos de sucesso em saneamento no Rio”. O diretor superintendente da Águas do Rio, Sinval Andrade, esteve presente na plateia acompanhando.
A apresentação teve início com a explanação do arquiteto Luiz Firmino, que abordou o tema diante de uma perspectiva da situação da região dos lagos, no Rio de Janeiro. Em sua exibição, ele destacou que o projeto realizado por lá apresentou grandes melhorias para a região, e mostrou exemplos de mudanças consolidadas na prática. Firmino explicou que ao realizar o processo de urbanização de uma cidade, a gestão local precisa realizar medidas de drenagem, e isso faz com que existam melhorias não apenas na aparência como também na estrutura hídrica. Além disso, ele fez observações sobre o sistema após 15 anos de implementação.
O engenheiro Adacto Ottoni prosseguiu com as apresentações, e mostrou situações que considera bem sucedidas. Ele aproveitou para fazer um comparativo entre cidades de outros países com características semelhantes ao Rio, que praticam um sistema de coleta e reuso mais adequado. Para Adacto, a questão dos aterros sanitários deveria ser prioridade para as gestões. Segundo ele, existem outras formas de se realizar o descarte de lixo, sem comprometer as estruturas urbanas, assim como a região de Gramacho. O engenheiro defende que exista uma área de coleta e transformação daquele lixo para ser reutilizado. A sugestão de Adacto inclui um projeto de parque de reaproveitamento dos resíduos.
Após as duas apresentações, o moderador levantou questões pertinentes ao tema, e os palestrantes fizeram suas considerações finais. O arquiteto e o engenheiro puderam debater modelos de saneamento e reaproveitamento de lixo urbano. Emanuel então passou a palavra para que os presentes pudessem fazer suas perguntas. Logo depois, Adacto, Luiz Firmino e Francisco Filardi conversaram sobre as melhorias e as obras já realizadas no Rio de Janeiro.
O segundo evento sobre saneamento acontece na próxima segunda-feira (18/09), e conta com as explanações do diretor superintendente da Águas do Rio, Sinval Andrade, e da coordenadora de serviços da Águas do Rio, Maria Alice Rangel. Venha participar! Assista ao primeiro dia de evento no YouTube da Seaerj.