Programa de Despoluição da Baía de Guanabara
O Programa de Despoluição da Baia da Guanabara iniciado em 1995 tinha como escopo principal o Saneamento Ambiental de toda Bacia de influencia dos Municípios no seu entorno.
A primeira fase contemplava 90% de suas atividades no tratamento e coleta de esgotos sanitários, mas também previa a construção de 10 reservatórios de água, retificação de rios, construção de estações de coleta de lixo, monitoramento de industrias poluentes, aerofotogrametria dos territórios dos municípios com a finalidade de atualizar a carta cadastral e consequente melhoria da receita destes municípios e investimentos na coleta de lixo.
Além de todas estas atividades tivemos um programa de educação ambiental que reputo da maior importância para a conscientização da população quanto a utilização do meio ambiente sem degradação.
O programa terá que ter varias etapas e respondibilidades de todos os governos, Marinha, Autoridades Portuárias, com objetivo comum que será o saneamento final, tão decantado pelos políticos mas nunca cumpridos em seus planos de Governo pois não dão votos.
(Texto escrito por Francisco Filardi)
Tag:AEERJ, Meio Ambiente