Memória SEAERJ: 82 Anos de Existência
A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro completou 82 anos de história em 19 de julho, na mesma data em que, no ano de 1970, sua antecessora, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos Estaduais da Guanabara (SEAEG), se instalou na Rua do Russel.
Fundada pelo engenheiro Edson Junqueira Passos, em 1935, e primeiramente batizada de Sociedade dos Engenheiros da Prefeitura do Distrito Federal, a SEAERJ mudou-se da Avenida Erasmo Braga para o bairro da Glória, em função da cessão do espaço.
Veja também:
A construção, datada de 1850, foi uma obra do governo de Dom Pedro II, inspirada no projeto dos esgotos sanitários e pluviais ingleses. Os serviços de John Frederic Russel foram contratados para a limpeza do esgoto das casas e das águas pluviais, contrato que foi repassado para The Rio de Janeiro City Improvements Company LTD.
A cidade era dividida em três distritos de esgoto, Gamboa, Arsenal e Glória, este último construído a partir do aterramento do mar. No espaço foram construídas uma Estação de Tratamento de Esgotos e uma Casa de Máquinas, com duas máquinas a vapor, uma de 20 Hp e outra de 8 Hp, com capacidade conjunta para recalcar 102m³/h. O Rio de Janeiro foi a terceira capital do mundo a adotar rede de esgotos sanitários, ficando atrás apenas de Londres (1815) e Hamburgo (1842).
Terminado o contrato com a empresa City, em 1947, foram criados, posteriormente, o Departamento de Esgoto Sanitário (DES) e o Departamento de Águas (DAA), em 1956. Anos depois, o espaço foi cedido à SEAEG, antecessora da SEAERJ, que preservou
as bombas e a antiga obra de DomPedro II, um resquício intacto da história da urbanização do Rio de Janeiro.
O arquiteto José Carlos Neder, Diretor Administrativo e Financeiro do Centro Cultural SEAERJ, inaugurado em 2001, lembra de uma das importantes vitórias da classe, ao longo dos últimos 47 anos em que estiveram reunidos, já no bairro da Glória.
Em 1983/84, na gestão do Canedo, houve uma campanha de aumento salarial durante o governo Brizola. Nós vencemos e obtivemos melhorias consideráveis. Estávamos organizados em uma comissão que atuava nessa gestão.
Dos 82 anos completos da SEAERJ, 47 anos se confundem com a história do espaço da Rua do Russel nº1, um ponto de referência do início da engenharia sanitária no Brasil e que, há quase meio século, abriga a classe de engenheiros e arquitetos do Estado do Rio de Janeiro.