Audiência Pública em Defesa do Fundo de Previdência Municipal
Nesta 4ª feira, dia 23 de março, aconteceu uma audiência pública em defesa do fundo de previdência dos servidores municipais. Este evento foi realizado pela Frente Parlamentar em defesa da Previdência Municipal, que reúne 28 vereadores que apoiaram a sua formação e é presidida pelo vereador Paulo Pinheiro (PSOL). Este evento foi bastante concorrido, com as galerias e o plenário lotados e com centenas de pessoas do lado de fora, sem poderem entrar, demonstrando a preocupação dos colegas em relação ao seu fundo de previdência, pois estão sendo bombardeados constantemente com notí- cias desagradáveis, gerando um clima de insegurança e revolta.
A audiência Pública contou com a presença de economistas, professores e técnicos do Tribunal de Contas do Município, que fizeram uma exposição inicial sobre a questão da previdência, e procuraram demonstrar através de números como a previdência pode se tornar viável e com uma boa saúde financeira, se gerida de forma correta com as boas práticas da gestão pública. A Frente parlamentar convidou também o atual presidente do PreviRio, Eng. Luiz Alfredo Salomão, que declinou do convite e enviou uma carta lida na abertura pelo vereador Paulo Pinheiro, onde o presidente alegava ainda um desconhecimento dos números do PreviRio, e por esta razão ele dizia que não era aconselhável a sua presença. Entretanto, foi lembrado também, que apesar deste desconhecimento dos números, isto não o impediu de com poucos dias nomeado como presidente, já emitir opiniões sobre supostos déficits financeiros do Funprevi e propor cortes e taxações para os segurados.
Vários vereadores e dirigentes das entidades municipais estiveram presentes, e fizeram uso da palavra, e na quase sua totalidade, defenderam a manutenção dos direitos dos servidores, uma conquista de muitos anos, e que não podem ser simplesmente retirados sem uma auditoria completa da gestão do Funprevi dos últimos anos, pois esta conta não pode ser repassada para quem não teve nenhuma responsabilidade sobre esta gestão. Estiveram presentes representando a SEAERJ, o vicepresidente Mozart Rangel e o diretor e representante eleito dos servidores para o Conselho do PreviRio, Alberto Balassiano. Após quase três horas de intenso debate e aprendizado sobre as questões da previdência, a Audiência Pública terminou com a sensação de todos os presentes que esta luta está apenas começando e outros eventos como este deverão ser realizados.
Confira abaixo a gravação da audiência.