Palestra “Proteção da Costa do Rio de Janeiro”
O Engenheiro e professor da COPPE-UFRJ, P aulo Cesar Colonna Rosman, realizou na última terça-feira (20/02), palestra na SEAERJ sobre proteção da Costa do Rio de Janeiro. Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Haroldo Mattos de Lemos, que abriu a apresentação a qual despertou grande interesse do público. Paulo Cesar Rosman explicou que o foco de sua palestra era em nacional, e não municipal, mostrando diferentes trabalhos da área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da COPPE e destacando a importância das mesmas para sociedade.
Rosman fez uma abordagem do panorama geral e discorreu detalhadamente sobre os principais efeitos do aquecimento global no mar e suas consequências na costa brasileira, lembrando que os efeitos são cumulativos e em sinergia, não ocorrendo, de modo isolado.
Segundo ele, esses efeitos são: elevação no Nível Médio Relativo do Mar; ocorrências climáticas, como secas e tempestades; e mudanças nas direções de propagação das ondas em função de eventos naturais, como o El Niño. O professor falou sobre cada um dos efeitos, como o aumento das marés, possíveis mudanças nas direções de propagação das ondas e tendências de realinhamento, exibindo gráficos comprovando-os. Ele citou, ainda, exemplos reais, como o caso da Praia da Macumba.
Encerrando sua palestra, Paulo Cesar Rosman abordou os custos de diferentes cidades, incluindo as que possuem os principais portos do Brasil. Os valores variam de oito milhões a cinquenta e cinco milhões.
Ao fim, ele respondeu perguntas e foi parabenizado pela qualidade do material exibido assim como por sua condução, prometendo voltar para ministrar palestras sobre outros temas solicitados pelo público.
Vídeos
Fotos do Evento
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.