Ciclo de Palestras IEEA na SEAERJ
Na última quarta-feira (11) foi realizado a segunda palestra do projeto “Ciclo de palestras do IEEA” na SEAERJ. O convidado da semana foi o engenheiro Ronaldo Ferreira que apresentou “Vida útil de uma instalação elétrica”.
Ronaldo iniciou sua apresentação exemplificando as normas atuais adequadas de uso e seus dispositivos de segurança e mostrou como evitar danos maiores ao ocorrer um choque. A fadiga de materiais, de instalação com relação a fios e mau uso tornam o circuito perigoso. O palestrante explicou que os diâmetros elevados em cabos servem para evitar queda de tensão e não é recomendável que sejam totalmente preenchidos. É necessário avaliar questões de segurança e de durabilidade do material e evitar descargas.
A superlotação do cabo pode ocasionar no mal funcionamento dos aparelhos e compromete tudo. Existe uma norma que determina o valor oficial da carga. Ele explica que a qualidade do material implica diretamente com o rendimento e a durabilidade da instalação. Para ele, é importante adquirir material que possa ser retificado no futuro, caso necessário. Um circuito subdimensionado que sofre sobrecarga altera características de resistência do produto, aquecer o isolamento e causa ressecamento. Ronaldo explicou fatores de segurança que fazem a diferença na hora de realizar uma instalação, para que não haja acidentes. Além disso ele detalhou a inspeção e vistorias que devem ser realizadas. O palestrante encerrou sua apresentação deixando claro que as normas de segurança devem ser seguidas de acordo com o estatuto regente e esclareceu dúvidas da plateia presente.