SEAERJ debate a importância do recolhimento da ART e RRT do profissional do serviço público do estado e do município do RJ
A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ, promoveu, durante a Semana de Engenharia e Arquitetura realizada de 9 a 15 de dezembro de 2019, dois debates junto aos profissionais de Engenharia e Arquitetura, Gestores, Conselhos de Engenharia (CREA) e Arquitetura (CAU), sobre Anotações de Responsabilidades Técnicas – ART’s e Registro de Responsabilidade Técnica – RRT’s.
Os debates foram de suma importância para os profissionais da área pública e deixaram clara a necessidade do registro do acervo técnico dos trabalhos executados ao longo de sua vida pública.
Foram verificadas, diante das especificidades das atividades desenvolvidas pela máquina pública, a necessidade da formulação de uma Cartilha Técnica específica para os servidores públicos, onde constem como e quando devem ser recolhidas e formas de pagamento.
Para consolidação da proposta, foi sugerido a formação de um GT (Grupo Técnico) coordenado pela SEAERJ em parceria com o CREA e CAU.
Os debates tiveram como moderadores representando a SEAERJ o Engº Nilo Ovídio Lima Passos e a Arqª Isabel Tostes.
As representantes do CAU, Arquiteta Maria Carolina Mamede, e do CREA, a geóloga Leticia Gentil, fizeram apresentações e responderam a perguntas dos profissionais do estado e do município durante o debate.