Reunião das Pensionistas recebe a terapeuta holística Suane Land
A primeira reunião das pensionistas de 2021 foi realizada na última segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. A Diretora Assistencial Antonina Lourenço prestou grande homenagem à parceira Gloria Maidano, a Glorinha. Com palavras inspiradoras Antonina emocionou a todos, inclusive as filhas da saudosa Glorinha que estavam presentes na chamada. O presidente da SEAERJ Alberto Balassiano participou e discursou sobre o Dia das Mulheres e felicitou todas as presentes.
Logo em seguida, a terapeuta holística Suane Land apresentou como se pode usar óleos essenciais para auxiliar na saúde e bem estar. Inicialmente, Suane explicou que trabalha com diversas terapias alternativas e que a aromaterapia é uma nova ferramenta para ajudar as pessoas. Algo que une todas as terapias que ela trabalha. Uma dor no corpo, algo emocional, ajuda para dormir, os óleos essenciais dão um suporte energético. Não é um medicamento, por isso se existe uma doença é necessário procurar auxílio médico.
O óleo trabalha na prevenção e equilíbrio de todos os sistemas, na energia e na vibração. Ele é a imunidade da planta, o conteúdo de um vidrinho é totalmente natural, sem compostos químicos que não sejam da planta em questão. Importante destacar a diferença de óleos essenciais e essências. A essência é um perfume manipulado em laboratório e imita o cheiro das plantas. O óleo essencial é o composto que é extraído direto da planta, seja da casca, folha, fruto. Ele é extraído por destilação e possui seu efeito terapêutico. É necessário saber a origem da dor ou problema, para assim checar qual é o óleo correto para tal, ele sempre trabalha na origem das questões.
Para Suane algumas doenças e dores podem ser evitadas pela prevenção emocional e de acordo com a energia. A forma de uso depende da causa e local, mas ele pode ser colocado em um difusor para inalação, uso direto na pele e em alguns casos ingestão. Para ingerir é necessário checar se aquele tipo de óleo é específico. A terapeuta expôs exemplos de uso: o óleo de lavanda é famoso por ser calmante, um ansiolítico natural. No entanto ele é super versátil, excelente para queimadura, para mordidas de inseto, para pele, cabelo, hidratação e nutrição. Suane sugere o uso de 3 gotas durante o dia, com espaços entre o uso. Ela encerrou sua explanação com dicas de óleos e esclareceu as dúvidas dos presentes.
Ao fim, o tradicional chá da tarde das pensionistas reuniu todas, mesmo que virtualmente. Todo mês as pensionistas se reúnem via zoom e contam com um convidado diferente que compartilha conhecimentos de utilidade pública. Fiquem ligados nas redes da SEAERJ para novas informações.