A Seaerj felicita a Fundação Rio-Águas pelos 25 anos de história
Hoje, a Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas), completa 25 anos de existência. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, e foi criado com a finalidade de gerir e supervisionar as atividades referentes ao manejo de águas pluviais, à prevenção e ao controle de enchentes e ao saneamento da Cidade do Rio de Janeiro.
A Rio-Águas atua também como regulador e fiscalizador do contrato de concessão dos serviços de esgotamento sanitário na Área de Planejamento 5, na Zona Oeste do Rio. Sendo assim é responsável pela manutenção de rios e canais da cidade, para a conservação e controle de enchentes.
São diversos os projetos desenvolvidos e efetuados pela Fundação nestes 25 anos, como as obras de desvio do Rio Joana. Para viabilizar o projeto foi construído um dos maiores túneis de drenagem em área urbana do Brasil. Também na atuação no controle de enchentes a Fundação construiu três reservatórios profundos na Grande Tijuca que destaca-se como uma das maiores obras realizadas pela Rio-Águas na cidade. Os conhecidos ‘piscinões’ estão sob as praças da Bandeira, Niterói e Varnhagen e têm a capacidade de reservar juntos até 118 milhões de litros de água, o que equivale a cerca de 50 piscinas olímpicas. São diversas as obras realizadas em prol da cidade.
A Seaerj parabeniza a Fundação e principalmente sua gestão e seus servidores que trabalham diariamente para garantir que a população tenha acesso ao saneamento. A Rio-Águas hoje é referência em Drenagem Urbana e Saneamento na cidade do Rio de Janeiro. Vida longa à Fundação.