
Seaerj encerra o ano com mais uma edição da Semana de Engenharia e Arquitetura 2023
Nesta segunda-feira (4) teve início a tradicional Semana de Engenharia e Arquitetura 2023, promovida pela Seaerj com o apoio do CREA-RJ.
O evento, que aconteceu na sede da entidade, reuniu especialistas e atores importantes do setor das engenharias para debater sobre “Mudanças climáticas nas áreas de atuação da engenharia e arquitetura”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de membros do conselho da Seaerj e de entidades parceiras. A conselheira e organizadora do evento, Marguerita Abdalla, deu início à cerimônia, acompanhada do presidente em exercício, Francisco Filardi, e do diretor técnico da Seaerj, Celso Junius. Um vídeo sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo foi exibido, com intuito de promover uma reflexão sobre as condições que o planeta vem passando nos últimos tempos.
Na sequência foram abertos os trabalhos com a primeira palestra, intitulada “Panorama sobre os profissionais da Engenharia e Arquitetura no Estado do Rio de Janeiro”, com a presença da Dra. Dione Conceição de Oliveira (Economista do IBGE) e de Gabriel Teixeira Barros (Geógrafo, Mestre e Dr. em Geografia). Durante a explanação, os dois explicaram como a realização do Censo acontece, e a importância dos dados coletados para diversas áreas e assuntos. A dupla focou principalmente no último estudo realizado entre 2022 e 2023. A realização do Censo feito pelo IBGE é fundamental para estudos e planejamento de serviços no país.
Ainda pela manhã aconteceu o lançamento da exposição “Mudanças Climáticas no mundo”, que trouxe um olhar mais amplo sobre as causas e efeitos dos fenômenos. O evento foi inaugurado pelo presidente em exercício e pelo diretor técnico da Seaerj, e ficou aberto para visitação durante o restante da semana.
Retornando aos trabalhos, os presentes participaram do debate sobre ética na engenharia e arquitetura, moderado pela engenheira Ana Paula Masiero, que é conselheira da Seaerj, e também integrante do IEEA.
O debate contou com uma explanação de Angela Botelho, coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina, representando o CAU RJ. A arquiteta expôs questões e princípios de ética no trabalho geral, assim como obrigações de arquitetos em atividade. A mediadora lembrou que fomentar a discussão sobre ética no trabalho traz consciência aos profissionais do meio.
A última palestra do primeiro dia explanou sobre os Planos Diretores no enfrentamento às mudanças climáticas, com a presença da arquiteta Maria Luiza Korenschendler, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano / PMRJ. Durante a apresentação, Maria Luiza abordou as referências, a agenda de trabalho e o acompanhamento do Plano. Ao final, a arquiteta promoveu um caloroso debate sobre o serviço público, dentro do tema da agenda de desenvolvimento. A mesa foi comandada pela arquiteta Angela Botelho, que corroborou com a conversa estabelecida.
O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no Canal da Seaerj no Youtube: https://www.youtube.com/@seaerjoficial4648